Debate

SP paralisa produção de vacinas contra covid por falta de insumos

Yuri Ferreira - 14/05/2021

A produção da CoronaVac está interrompida no Instituto Butantan, em São Paulo. Após as falas do presidente Jair Bolsonaro insinuando que a China teria criado o vírus em laboratório e iniciado uma ‘guerra biológica’, os chineses bloquearam o envio do IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) para as fábricas de vacina em São Paulo, o que interrompe, por tempo indeterminado, a produção da vacina contra a covid-19.

– Covid: 16 mil pessoas foram imunizadas com doses de vacina trocadas no Brasil

Vacinação contra a covid-19, que já está lenta, pode se atrasar ainda mais por incompetência do governo federal

Em 5 de maio desse ano, o presidente Jair Bolsonaro insinuou que a China poderia ter criado a covid-19. “É um vírus novo, ninguém sabe se nasceu em um laboratório ou nasceu por algum ser humano ingerir um animal inadequado. Mas está aí. Os militares sabem que é uma guerra química bacteriológica e radiológica. Será que estamos enfrentando uma nova guerra? Qual país que mais cresceu seu PIB? Não vou dizer para vocês”, disse.

– Governo federal rejeitou 11 ofertas de vacina, incluindo da Pfizer, afirma blog

A atual gestão brasileira tem uma relação muito difícil com a China. Mesmo o país sendo o nosso principal parceiro comercial, é alvo de ataques constante de membros do governo e pessoas muito próximas a ele, como o próprio filho do presidente, Eduardo Bolsonaro.

Durante a CPI da Covid, o ex-Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta afirma que muito antes das vacinas, quando o Brasil precisava importar EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para profissionais de saúde, falas racistas ou xenófobas de membros do governo contra o povo chinês já haviam complicado o comércio entre os países.

– Gêmeas ricas, secretária e prefeito. Brasil negacionista fura fila de vacinação contra a covid-19 

Agora, o governo Xi Jinping barrou os insumos para a fabricação da Coronavac. Em abril, 83% dos vacinados no países haviam recebido doses da vacina produzida em parceria com o Butantan. O plano de vacinação continua com a vacina Astrazeneca/Oxford, mas pode ser desacelerado em um momento crucial, quando o Brasil começa a chegar em um número expressivo de vacinados.

“Não temos mais insumos, mais IFA, para a produção de vacinas Coronavac, que até aqui abasteceram 70% de todo o sistema vacinal do País. Não temos porque o governo da China ainda não liberou o embarque de 10 mil litros de insumos que estão prontos, destinados ao Instituto Butantan pelo laboratório Sinovac, que correspondem a aproximadamente 18 milhões de doses da vacina, absolutamente necessários para manter a frequência do sistema vacinal, acelerar e, principalmente, atender aqueles que precisam tomar a segunda dose da vacina”, disse João Dória em coletiva.

“Todos sabem, temos um entrave diplomático, fruto de declarações desastrosas feita pelo governo federal contra a China e isso gerou um bloqueio por parte do governo chinês da liberação do embarque dos insumos”, completou o governador paulista.

– Vacina: 1 dose de AstraZeneca ou Pfizer cessa transmissão de covid pela metade, diz estudo

Fabricação da CoronaVac no Instituto Butantan; após Bolsonaro inventar teoria da conspiração sobre ‘guerra biológica’, China deu as costas ao país

“Neste momento o que se atrasa é a previsão. Tinha a previsão de se entregar em maio 12 milhões de doses, vamos entregar um pouco mais de 5 milhões. Em junho, tínhamos a previsão de 6 milhões de doses. Se o IFA chegar muito rapidamente, vamos cumprir, recuperar o cronograma de maio e cumprir o cronograma de junho”, afirmou Covas.

Yang Wanming, embaixador da China no Brasil, não se pronunciou sobre o assunto através de seus canais oficiais.

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Prefeitura de SP apoia PL de abstinência sexual como método contraceptivo para adolescentes