Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A produção da CoronaVac está interrompida no Instituto Butantan, em São Paulo. Após as falas do presidente Jair Bolsonaro insinuando que a China teria criado o vírus em laboratório e iniciado uma ‘guerra biológica’, os chineses bloquearam o envio do IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) para as fábricas de vacina em São Paulo, o que interrompe, por tempo indeterminado, a produção da vacina contra a covid-19.
– Covid: 16 mil pessoas foram imunizadas com doses de vacina trocadas no Brasil
Vacinação contra a covid-19, que já está lenta, pode se atrasar ainda mais por incompetência do governo federal
Em 5 de maio desse ano, o presidente Jair Bolsonaro insinuou que a China poderia ter criado a covid-19. “É um vírus novo, ninguém sabe se nasceu em um laboratório ou nasceu por algum ser humano ingerir um animal inadequado. Mas está aí. Os militares sabem que é uma guerra química bacteriológica e radiológica. Será que estamos enfrentando uma nova guerra? Qual país que mais cresceu seu PIB? Não vou dizer para vocês”, disse.
– Governo federal rejeitou 11 ofertas de vacina, incluindo da Pfizer, afirma blog
A atual gestão brasileira tem uma relação muito difícil com a China. Mesmo o país sendo o nosso principal parceiro comercial, é alvo de ataques constante de membros do governo e pessoas muito próximas a ele, como o próprio filho do presidente, Eduardo Bolsonaro.
Durante a CPI da Covid, o ex-Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta afirma que muito antes das vacinas, quando o Brasil precisava importar EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para profissionais de saúde, falas racistas ou xenófobas de membros do governo contra o povo chinês já haviam complicado o comércio entre os países.
– Gêmeas ricas, secretária e prefeito. Brasil negacionista fura fila de vacinação contra a covid-19
Agora, o governo Xi Jinping barrou os insumos para a fabricação da Coronavac. Em abril, 83% dos vacinados no países haviam recebido doses da vacina produzida em parceria com o Butantan. O plano de vacinação continua com a vacina Astrazeneca/Oxford, mas pode ser desacelerado em um momento crucial, quando o Brasil começa a chegar em um número expressivo de vacinados.
“Não temos mais insumos, mais IFA, para a produção de vacinas Coronavac, que até aqui abasteceram 70% de todo o sistema vacinal do País. Não temos porque o governo da China ainda não liberou o embarque de 10 mil litros de insumos que estão prontos, destinados ao Instituto Butantan pelo laboratório Sinovac, que correspondem a aproximadamente 18 milhões de doses da vacina, absolutamente necessários para manter a frequência do sistema vacinal, acelerar e, principalmente, atender aqueles que precisam tomar a segunda dose da vacina”, disse João Dória em coletiva.
“Todos sabem, temos um entrave diplomático, fruto de declarações desastrosas feita pelo governo federal contra a China e isso gerou um bloqueio por parte do governo chinês da liberação do embarque dos insumos”, completou o governador paulista.
– Vacina: 1 dose de AstraZeneca ou Pfizer cessa transmissão de covid pela metade, diz estudo
Fabricação da CoronaVac no Instituto Butantan; após Bolsonaro inventar teoria da conspiração sobre ‘guerra biológica’, China deu as costas ao país
“Neste momento o que se atrasa é a previsão. Tinha a previsão de se entregar em maio 12 milhões de doses, vamos entregar um pouco mais de 5 milhões. Em junho, tínhamos a previsão de 6 milhões de doses. Se o IFA chegar muito rapidamente, vamos cumprir, recuperar o cronograma de maio e cumprir o cronograma de junho”, afirmou Covas.
Yang Wanming, embaixador da China no Brasil, não se pronunciou sobre o assunto através de seus canais oficiais.
Publicidade
Você sabia que cerca de 4 milhões de brasileiros não têm acesso à água segura para o consumo? No mundo inteiro,...
Um grupo de sete funcionários pediu demissão do Google alegando falta de transparência e envolvimento da gigante...
Quando perdeu o emprego por conta do impacto econômico que a atual pandemia e os desgovernos da atual administração...
Dados obtidos por Lei de Acesso à Informação pelo Instituto Igarapé mostram que o Sistema Nacional de Armas...
Carnaval tá logo ali e a mulherada a mil, liderando mais de 30 blocos pelo Brasil. Não é à toa: este ano, a folia...
Uma campanha da Nivea apresentando uma mulher negra usando o produto da empresa com o slogan "visivelmente iluminada"...
Um militar brasileiro de 38 anos foi preso com 39 kg de cocaína na Espanha. A detenção aconteceu durante escala do...
Vivemos tempos voláteis. Aliás, isso está refletido na variedade das estampas de camisetas circulando mundo adentro....
Se for mergulhar nas águas de San Juan, em Porto Rico, não deixe jamais de usar tampões nos ouvidos: é essa a...