Inovação

Tapete prático garante praia acessível para cadeirantes

Redação Hypeness - 13/05/2021

A praia de Huntington, na Califórnia, se tornou um pouco mais acessível a pessoas com deficiência. O passo positivo em direção à inclusão foi possível graças à instalação de uma esteira (ou tapete acessível) colocado de forma fixa. O objeto permite que cadeirantes atravessem toda a faixa de areia com facilidade. 

No Rio, projeto aposta no esporte e no lazer para promover inclusão e acessibilidade de deficientes na praia

Projeto Praia Para Todos utiliza a esteira que permite o acesso de cadeirantes à areia.

No Brasil, já há iniciativas semelhantes. No Rio, o projeto Praia Para Todos — idealizado em 2008 pelo Instituto Novo Ser — é patrocinado pela francesa Michelin. Eles utilizam de equipamentos como esteiras, cadeiras anfíbias e outros materiais de apoio para levar pessoas com deficiência ao mar com toda segurança. 

19 vezes que a tecnologia e a inovação melhoraram a vida de quem realmente precisa

Tudo nasceu de um sonho de transformar as praias em um local realmente democrático e inclusivo, onde as pessoas com deficiência pudessem frequentar com autonomia e dignidade. A ideia resumida era que em cada posto de salvamento houvesse recursos assistivos e uma equipe técnica para desenvolver atividades para pessoas com deficiência e facultar toda segurança necessária”, diz o site do projeto, que acontece nas praias de Copacabana e da Barra da Tijuca. 

A cidade do Recife é outra que possui um trabalho semelhante. O “Praia Sem Barreiras” é um projeto da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do município. Ele existe desde 2013.

Imagem do projeto recifense Praia Sem Barreiras.

 

 

Publicidade

Destaques e foto 1: Praia Para Todos/Instagram // Foto 2: Prefeitura do Recife/Carlos Augusto


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Homem constrói dispositivo de comunicação para a avó mais fácil de usar que um smartphone e viraliza