Debate

Tigre-siberiano ataca fazendeiro e amassa carro em vilarejo na China

Vitor Paiva - 10/05/2021 | Atualizada em - 12/05/2021

A presença de um tigre-siberiano nas redondezas de um vilarejo no extremo nordeste da China trouxe pânico e ferimentos leves à população local, além de amassados e um vidro quebrado a um carro que cruzou com o animal. Segundo o jornal chinês The Paper, o tigre foi localizado na última sexta-feira próximo da cidade de Linhu, na província de Heilongjiang, e depois de horas de perseguição pela polícia local, foi enfim capturado com dardos tranquilizantes e movido para centro de criaturas felinas de Hengdaohezi, na cidade de Mudanjiang – não sem antes promover alguns encontros aterrorizantes.

Tigre-siberiano na China

A busca pelo animal durou horas e terminou bem sucedida © reprodução

-Mãe tigre que ficou deprimida após perder filhotes ganha nova vida ao adotar porquinhos ‘vestidos com roupas tigresa’

O jovem tigre macho foi primeiro visto por um grupo em um automóvel quando se aproximava de dois fazendeiros, e quando a motorista gritou para avisar aos homens que trabalhavam no campo que corressem, o animal veio na direção do veículo. “Em dois ou três segundos, correu e se jogou sobre o meu carro, arranhando-o com suas garras”, comentou a motorista Wang Xue, em entrevista ao jornal.

Além do amassado e dos danos à pintura do carro, a trombada do tigre quebrou o vidro de trás do veículo, que conseguiu fugir sem que nenhum passageiro se ferisse.

Tigre-siberiano na China

O animal chegou a atacar um fazendeiro na região © reprodução 

-Lacoste substitui tradicional crocodilo por animais em extinção para campanha

A interação com o carro e os fazendeiros foi capturada em vídeo: o animal é visto ainda atacando um homem, que sofreu feridas leves, antes de também fugir. Mais tarde o tigre foi visto vagando entre as residências do vilarejo, quando enfim foi capturado pela polícia local, que utilizou dardos tranquilizantes para enfim mover o animal ao local seguro. O tigre foi posto em quarentena para observação no centro de criaturas felinas de Hengdaohezi, onde recebeu os devidos cuidados veterinários.

Tigre-siberiano na China

Ele também foi visto entre as casas no vilarejo © reprodução

-Neste zoológico chinês, é você quem fica preso enquanto os animais passeiam

A região onde o animal foi encontrado é próxima à fronteira da China com a Rússia. O Também conhecido como Tigre-de-Amur, o tigre-siberiano habita justamente áreas próximas ao Rio Amur, na Sibéria – ao extremo leste russo – e uma área ao nordeste da China. A visão de um exemplar da espécie livre é cada vez mais rara: o animal encontra-se sob forte ameaça de extinção, e estima-se que restem menos de 500 tigres-siberianos na natureza selvagem: desses, somente 30 estariam na China.

tigre-siberiano

O tigre-siberiano é um dos maiores – e mais ameaçados – carnívoros terrestres do planeta

Publicidade

© fotos: créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutor em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Secretário diz que mulheres se vacinam pela manhã para ‘fazer comida cedo’; vídeo