Ciência

Um dos manuais de astronomia mais belos do Renascimento foi feito pelo astrônomo do imperador Carlos V

Vitor Paiva - 28/05/2021

Publicado em 1540 pelo matemático e cosmógrafo alemão Peter Bienewitz, o livro Astronomicum Caesareum é considerado não só pioneiro e influente como documento sobre estudos astronômicos e seus instrumentos, mas também como um dos mais belos exemplos dos trabalhos de impressão de livros no século XVI. Há quem considere essa “Astronomia do Imperador”, em tradução livre, como uma das mais bonitas publicações já impressas em todos os tempos, em um trabalho gráfico realizado em parceria com o artista Michael Ostendorfer, responsável pelas ilustrações pintadas à mão.

o livro Astronomicum Caesareum

O livro é uma verdadeira obra de arte – desde sua folha de rosto

-Colecionador revela livro tibetano impresso antes da prensa de Gutenberg

Quando Astronomicum Caesareum foi impresso, a tecnologia da prensa criada por Johannes Gutenberg 100 anos antes aproximadamente, por volta do ano de 1440. Bienewitz era filho de um sapateiro, e passou a usar o nome Petrus Apianus quando era estudante na Universidade de Leipzig – seu trabalho como matemático e cosmógrafo conquistou a admiração do imperador Carlos V, a quem Apianus passou a ensinar sobre os estudos astronômicos e mais. O incrível livro foi impresso em pouco mais de 40 cópias apenas, como uma encomenda do próprio imperador.

o livro Astronomicum Caesareum

Astronomicum Caesareum foi impresso 100 anos depois da invenção da prensa por Gutenberg

o livro Astronomicum Caesareum

A publicação foi pioneira em técnicas e instrumentos astronômicos

-Esta livraria acabou com o estoque e agora imprime livros na hora

O livro exemplifica técnicas e instrumentos para calcular a posição de estrelas e planetas, conhecimento de função determinante para as grandes viagens marítimas que passavam a acontecer no período. Alguns avanços científicos foram registrados em Astronomicum Caesareum, como a confirmação de que as caudas dos cometas sempre apontam para longe do sol, observações então pioneiras a respeito da passagem do cometa Halley em 1531, o uso dos eclipses para se calcular longitudes – Apianus foi um pioneiro em astronomia e instrumentação geográfica, mas seu livro é hoje lembrado especialmente como provavelmente a mais bonita publicação científica em todos os tempos.

o livro Astronomicum Caesareum

As ilustrações de Ostendorfer foram determinantes para o reconhecimento do trabalho

o livro Astronomicum Caesareum

Importantes estudos sobre eclipse foram publicados no livro

-Prepare-se para o cometa mais brilhante em 10 anos e que poderá ser visto a olho nu

Os créditos e aplausos pela feitura do livro comumente são dados a Apianus, mas a beleza da publicação se deve essencialmente ao trabalho de Michael Ostendorfer, pintor alemão que também atuou como xilógrafo e ilustrador. Além das incríveis ilustrações manufaturadas, as publicações originais tinham até mesmo pequenas pérolas decorando as cordas utilizadas como marcadores em cada livro. Hoje somente 40 cópias físicas da impressão resistem, poucas ainda com as pérolas originais, mas a versão digital do livro pode ser baixado em alta qualidade na íntegra no site do Observatório da Universidade de Viena.

o livro Astronomicum Caesareum

Ostendorfer foi um prolífico ilustrador à época

o livro Astronomicum Caesareum

O livro foi encomendado pelo imperador Carlos V, para quem o astrônomo trabalhava

o livro Astronomicum Caesareum

Somente 40 cópias físicas do livro sobreviveram aos cinco séculos que se passaram desde a impressão

o livro Astronomicum Caesareum

Hoje o Astronomicum Caesareum é reconhecido como um dos mais bonitos livros científicos da história

 

Publicidade

© fotos: Universidade de Viena/reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.