Debate

Uma das maiores cataratas do mundo secou e turismo sentiu baque

Redação Hypeness - 11/05/2021

As cataratas de Vitória, um dos principais pontos turísticos da África que fica na fronteira entre Zimbábue e Zâmbia, estão secando. Consideradas como as maiores cataratas do mundo, as quedas de Victoria ficaram praticamente secas após a falta de chuvas na região, o que tem causado impactos graves na economia e na vida de países do sul do continente.

Relembre: Por que o ciclone de Moçambique não despertou a comoção da imprensa internacional?

Águas do rio Zambezi secaram e isso pode prejudicar toda a vida do sudoeste africano

O rio Zambeze, que alimenta as cataratas de Vitória, é um dos mais importantes cursos d’água de África: ele nasce no norte da Zâmbia, passa por Angola, depois por Botsuana, entra no Zimbábue, volta ao território zambiano e segue para Moçambique, onde encontra o Oceano Índico.

Entretanto, com o aumento da temperatura média na região, o rio tem evaporado muito rapidamente e não consegue chegar a encher. O fenômeno das secas é relativamente comum, mas tem se intensificado gradativamente ao longo dos últimos anos.

– Lar ancestral de todos os seres humanos é finalmente descoberto por cientistas

“Os fluxos projetados para o futuro do Rio Zambeze mostram que haverá uma redução média de 5 a 10% nas águas do curso. Essa queda está relacionada a um aumento na taxa de evaporação e transpiração, que resultam de um aumento nas temperaturas médias da região”, afirma um report das Nações Unidas sobre mudanças climáticas.

O impacto para o turismo tanto na Zâmbia como no Zimbábue pode ser absurdo: as visitas a essas cataratas representam 61% dos turistas internacionais do primeiro país. Já o Zimbábue registrou uma queda de 34% nos viajantes do exterior desde o aumento das secas na região.

Secas são comuns na região, mas tem se tornado mais frequentes nos últimos anos e preocupam especialistas

Se o único problema causado pela seca fosse o turismo, tudo estava relativamente certo. O problema é que, logo após as quedas de Vitória está a represa de Kariba, onde tanto o Zimbábue quanto Zambia possuem usinas hidrelétricas que sustentam praticamente toda a energia elétrica de ambos os países.

Em Victoria Falls: Veja imagens da piscina mais perigosa do mundo

Além disso, a seca no rio Zambeze afeta drasticamente a segurança hídrica do Zimbábue, onde uma crise de falta d’água está próxima de estourar. “Isso pode gerar um problema para toda a região Austral da África. Além desse fator, temos que pensar que a redução dos níveis da represa de Kariba afetará toda a segurança hídrica do Zimbabwe”, afirma a ONU.

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Prefeitura de SP apoia PL de abstinência sexual como método contraceptivo para adolescentes