Arte

Uyra Sodoma: drag da Amazônia, arte-educadora, ponte entre mundos, filha do diálogo

Redação Hypeness - 04/05/2021 | Atualizada em - 07/05/2021


Biólogo, arte-educador, drag queen: esse é Emerson Munduruku, jovem amazonense que criou Uyra Sodoma, a drag queen amazônica, performer artística e ponte entre mundos, ou como ele mesmo descreve, uma árvore que anda.

– Drag queens são homenageadas em calendário que prega inclusão e diversidade

Emerson Munduruku, o homem por trás da árvore que anda, Uyra Sodoma

O personagem surgiu em 2016, durante o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. O biólogo viu em Uýra Sodoma uma forma de educar e conscientizar as pessoas sobre a preservação amazônica – tema tão em voga há anos – e os direitos LGBTQIA+.

Ele enxerga Uyra como uma ponte entre mundos. “Eu gosto do termo ponte, do simbólico que a ponte propõe. Ela junta lados, ela se propõe a ser conexão de ambos, não é em cima do muro, pelo contrário, é entendendo essas diferenças, entendendo essas histórias”, afirma Uyra no documentário #ContosdeVidaeNorte.

– 1ª drag queen foi ex-escravo que se tornou 1º ativista a liderar resistência LGBTQ nos EUA


Através de suas performances, Uýra Sodoma mostra uma arte LGBT de resistência em defesa da flora, da fauna e do povo amazônico. Seja nas ruas e praças de Manaus, seja nas galerias de arte, Uyra traz o retrato em carne e planta desse Brasil.

– Filho de presidente da Argentina é drag queen e cosplayer conhecido na cena portenha

Veja um vídeo do Instituto Moreira Salles sobre Uýra e sua obra:

“Quando a Uýra surge, em 2016, eu já estava saturado e com muita fome, sede, de levar a pauta de conservação da vida para outros lugares e entendendo essa vida não somente como a vida do bicho, da planta, da floresta, mas da travesti, da preta, do periférico. A vida de modo amplo, mesmo”, conta à Select.

 

Publicidade

Fotos: Reprodução/Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Aziza: uma editora que só publica autores negros criada por quem entende do mercado