Debate

Vereadora do PSOL tem que deixar o país por ameaças de morte

Redação Hypeness - 14/05/2021 | Atualizada em - 18/05/2021

A assessoria de comunicação da vereadora Benny Brioli (PSOL-RJ), primeira vereadora trans e negra da história de Niterói, afirmou que a parlamentar decidiu se ausentar do país após sequenciais ameaças de morte e violência recebidas em menos de 6 meses de exercício de seu mandato.

– Sementes de Marielle: Talíria Petrone leva a política de mulheres negras para Brasília

Benny Brioli fazia história como primeira vereadora trans e negra da história do parlamento niteroiense, mas ameaças de violência forçaram que a política se ausentasse de seu mandato e fosse para o exterior

Em 2018, Jean Wyllys, também deputado do PSOL carioca, também abandonou seu cargo como deputado federal no Rio de Janeiro. Em seu lugar, assumiu David Miranda, marido do jornalista americano Glenn Greenwald.

Relembre: ‘Quero me manter vivo’. Jean Wyllys desiste de mandato e deixa o Brasil

Desde o fim das eleições em novembro de 2021, parlamentares negras, mulheres e LGBT tem sofrido ameaças padronizadas de morte. A co-vereadora Carol Iara, primeira parlamentar intersexual da história da Câmara da capital paulista, chegou a ter sua casa alvejada por balas.

Benny Brioli foi vítima dessas ameaças e decidiu abandonar, com recomendação do partido, o seu mandato como parlamentar de Niterói. Em uma extensa nota publicada nas redes sociais, que diversas denúncias de violência foram ignoradas pelas autoridades.

“São incontáveis as agressões que [Benny Briolli] sofre nas ruas e nas redes. Como, por exemplo, um e-mail citando seu endereço que exigia sua renúncia do cargo; caso contrário iriam até sua casa mata-la. Além disso, Benny recebeu comentários em suas redes sociais desejando que “a metralhadora do Ronnie Lessa” a atingisse”, afirmou.

– Marielle, semente! Mulheres negras eleitas provam que luta da vereadora não foi em vão

Confira o comunicado original de Benny:

“Nossa Mandata já comunicou, informou e oficiou várias instâncias do Estado brasileiro sobre a grave situação. Mas até o momento não foram tomadas medidas efetivas que protejam sua vida e seus direitos políticos. Para assegurar sua vida, o Psol precisou tomar uma medida drástica de tirar Benny do país”, afirmou a nota.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: array_map(): Expected parameter 2 to be an array, bool given in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/publicidade/outbrain.php on line 2

Warning: array_intersect(): Expected parameter 2 to be an array, null given in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/publicidade/outbrain.php on line 11

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
‘Essa bicicleta é minha’: racismo no caminho de jovem negro no Dia dos Namorados