Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
As câmeras do ProFRANCA – Projeto Franca Austral -, um coletivo que busca conhecer, estudar e aumentar a preservação das baleias franca austrais publicou uma série de imagens feitas no litoral de Santa Catarina que mostram uma grande diversidade de animais marinhos próximas à costa de Laguna, no sul catarinense.
– Mortes de baleias e golfinhos em Santa Catarina preocupa cientistas
Entre os animais exibidos pelo ProFRANCA, estão baleias de bryde, jubarte, toninhas, mas quem realmente chamou a atenção foi uma raia manta. Nunca antes observada na costa de Santa Catarina, as raias mantas são consideradas vulneráveis à extinção. Outro nome dado à espécie é… Jamanta.
Baleia jubarte nada tranquilamente pelo mar de laguna; Instituto ProFRANCA mapeia a biodiversidade do litoral catarinense com financiamento da Petrobrás e traz informações importantes sobre a conservação da fauna marinha na costa brasileira
Com cerca de duas toneladas e nove metros de comprimento, a Jamanta é relativamente comum em águas tropicais, mas se acreditava que o clima mais frio das águas catarinenses afastaria o animal. Entretanto, um espécime foi encontrado durante as gravações do ProFRANCA.
A raia jamanta está em extinção por causa da pesca de arrasto; segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza, que criou, inclusive, a escala de risco para classificação do estágio de extinção dos animais, qualquer forma de predação humana contra a arraia jamanta é grave; isso porque o animal tem um período gestacional de quase dois anos e sua reprodução é muito lenta.
– Árvore de 535 anos, mais antiga que o Brasil, é derrubada para virar cerca em SC
As imagens são desse sábado (15). No dia 16, ou seja, domingo, foram registradas as jubartes e as toninhas na Praia de Itapirubá, em Laguna.
“O registro de outras espécies de cetáceos e até mesmo da raia manta avistada hoje é muito importante e pode contribuir para os esforços de conservação realizados pelos projetos que as pesquisam. As baleias-jubarte já saíram da lista de espécies ameaçadas de extinção e agora com o aumento populacional estão aparecendo com mais frequência em outros locais da costa brasileira”, destacou Karina Groch, diretora de pesquisa do ProFRANCA.
Confira vídeos:
Leia também: – Baleia tem cauda arrancada em SC e polícia investiga envolvimento de pescadores
Publicidade
A concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera - responsável pelo aquecimento global, vem alcançando...
Um motoqueiro foi atacado por um javaporco - animal híbrido entre o javali e o porco - na cidade Franca, no interior...
Limpar os rios com sabão. Parece estranho mas é a iniciativa promovida pela campanha que multinacional da...
Os recentes incêndios descontrolados na região centro-oeste do país causaram uma perda estimada de 12% do Pantanal....
A passagem do ciclone Idai deixou rastro de destruição jamais visto no Hemisfério Sul. Moçambique, Malawi e...
Na Suécia, os lixões estão cada vez menores e 99% dos 461 kg de lixo produzidos anualmente por cada habitante do...
O IndieGogo, popular ferramenta de financiamento coletivo, destacou na semana passada um promissor projeto: o Rawlemon,...
Nenhuma empresa no mundo vende mais móveis e artigos doméstico que a sueca Ikea. Para enviar os produtos até os...
Os incêndios que ardem por toda a Austrália desde setembro do ano passado vem atingindo e ameaçando a vida dos...