Sustentabilidade

Vídeo mostra raia ameaçada de extinção em aparição inédita nas águas de SC

Redação Hypeness - 19/05/2021 às 09:57

As câmeras do ProFRANCA – Projeto Franca Austral -, um coletivo que busca conhecer, estudar e aumentar a preservação das baleias franca austrais publicou uma série de imagens feitas no litoral de Santa Catarina que mostram uma grande diversidade de animais marinhos próximas à costa de Laguna, no sul catarinense.

– Mortes de baleias e golfinhos em Santa Catarina preocupa cientistas 

Entre os animais exibidos pelo ProFRANCA, estão baleias de bryde, jubarte, toninhas, mas quem realmente chamou a atenção foi uma raia manta. Nunca antes observada na costa de Santa Catarina, as raias mantas são consideradas vulneráveis à extinção. Outro nome dado à espécie é… Jamanta.

Baleia jubarte nada tranquilamente pelo mar de laguna; Instituto ProFRANCA mapeia a biodiversidade do litoral catarinense com financiamento da Petrobrás e traz informações importantes sobre a conservação da fauna marinha na costa brasileira

Com cerca de duas toneladas e nove metros de comprimento, a Jamanta é relativamente comum em águas tropicais, mas se acreditava que o clima mais frio das águas catarinenses afastaria o animal. Entretanto, um espécime foi encontrado durante as gravações do ProFRANCA.

A raia jamanta está em extinção por causa da pesca de arrasto; segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza, que criou, inclusive, a escala de risco para classificação do estágio de extinção dos animais, qualquer forma de predação humana contra a arraia jamanta é grave; isso porque o animal tem um período gestacional de quase dois anos e sua reprodução é muito lenta.

– Árvore de 535 anos, mais antiga que o Brasil, é derrubada para virar cerca em SC

As imagens são desse sábado (15). No dia 16, ou seja, domingo, foram registradas as jubartes e as toninhas na Praia de Itapirubá, em Laguna.

“O registro de outras espécies de cetáceos e até mesmo da raia manta avistada hoje é muito importante e pode contribuir para os esforços de conservação realizados pelos projetos que as pesquisam. As baleias-jubarte já saíram da lista de espécies ameaçadas de extinção e agora com o aumento populacional estão aparecendo com mais frequência em outros locais da costa brasileira”, destacou Karina Groch, diretora de pesquisa do ProFRANCA.

Confira vídeos:

Leia também: – Baleia tem cauda arrancada em SC e polícia investiga envolvimento de pescadores

Publicidade

Fotos: Divulgação/ProFRANCA


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness