Diversidade

Vogue é estrelada por modelo abandonada na infância por albinismo

Redação Hypeness - 05/05/2021 | Atualizada em - 10/05/2021

Um em cada 20 mil pessoas em todo o mundo nasce com uma doença genética chamada albinismo. E poderíamos pensar que isso já é um fato conhecido no mundo, já que temos internet e acesso fácil à informações. Mas, na China, o albinismo é visto como uma maldição ou um fardo social e econômico incapacitante, fazendo com que muitas crianças albinas acabem em orfanatos. Esse foi o caso da hoje modelo com ensaio na Vogue, Xueli Abbing.

Ela foi deixada do lado de fora de um orfanato na China há cerca de 16 anos porque parecia diferente e estava predestinada a não ter futuro – ou, pelo menos, a ter um muito difícil.

Felizmente, quando tinha 3 anos, Xueli foi adotada pela família holandesa Abbing e mudou-se para a Holanda para morar com sua nova mãe e irmã. Seu visual único levou Xueli à indústria da moda aos 11 anos, onde ela ganhou uma plataforma para celebrar diferenças, aumentar a conscientização sobre o albinismo e inspirar outras pessoas a abraçar sua beleza natural.

Agora com 16 anos, ela estampa as páginas da Vogue e liderou campanhas com os maiores fotógrafos e grandes marcas do mundo. “Na moda, parecer diferente é uma bênção, não uma maldição, e isso me dá uma plataforma para aumentar a conscientização sobre o albinismo”, disse Xueli à jornalista da BBC Jennifer Meierhans.

“Ainda existem modelos que têm quase 2,5 metros e são magras, mas agora as pessoas com deficiências ou diferenças aparecem mais na mídia e isso é ótimo – mas deveria ser normal. Modelos com albinismo costumam ser estereotipados em fotos para retratar anjos ou fantasmas e isso me deixa triste. Especialmente porque perpetua aquelas crenças que põem em perigo a vida de crianças com albinismo em países como a Tanzânia e o Malawi”, explica.

Confira as lindas fotos de Xueli:

Publicidade

Destaque: Xueli Abbing por Biel Capllonch


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
11 frases homofóbicas que você precisa tirar agora do seu vocabulário