Sustentabilidade

5 frutas típicas da Mata Atlântica brasileira atualmente ameaçadas de extinção

Vitor Paiva - 02/06/2021 | Atualizada em - 08/06/2021

Foi celebrado no último dia 27 de maio o Dia da Mata Atlântica, mas o tema infelizmente não traz maiores motivos para festa: trata-se de um dos biomas mais devastados do planeta, restando somente 7% de sua dimensão original sobre o solo brasileiro. Entre animais, árvores, plantas e tanto mais, diversas frutas também acabam em vias de desaparecer por conta da destruição do bioma encontrado em 17 estados brasileiros – e, assim, algumas frutas típicas nacionais hoje se encontram ameaçadas de extinção nas florestas atlânticas nacionais.

A Mata Atlântica

A Mata Atlântica é o segundo maior bioma do Brasil

-‘Bananapocalipse’: a banana como a conhecemos está caminhando para a extinção

A exploração e o desmatamento descontrolados da Mata Atlântica no Brasil são a principal causa do desaparecimento do bioma – cerca de 70% da população brasileira reside em áreas do bioma, e é nele que vivem 75,6% das espécies ameaçadas de extinção no país. Junto de tal quadro, a pouca valorização de frutas nacionais para consumo torna o quadro de ameaça de alguns desses frutos ainda mais emergencial. As frutas aqui dispostas são altamente produtivas, saborosas e dinâmicas, mas estão sob forte risco de desaparecimento no Brasil.

A Mata Atlântica

Desmatamentos são a maior ameaça às espécies da Mata Atlântica

-Uma a cada três frutas é desperdiçada simplesmente por ser ‘feia’, aponta estudo

Araçá

O Araçá-Boi, uma das espécies da fruta

O Araçá-Boi, uma das espécies da fruta

Imortalizado em canção e disco por Caetano Veloso, o Araça é uma fruta rica em vitamina C, sais mineirais, fibras e mais em seu sabor agridoce. o araçazeiro, árvore onde nasce o Araça, pode chegar a seis metros de altura, e sua madeira é também de grande valor mercadológico.

Araticum

Araticum

O Araticum é uma fruta especialmente rica em vitaminas e fibras

Semelhante à Fruta-do-conde, o Araticum é uma fruta do outono de sabor doce e odor intenso, e seus tipos diversos oferecem diferenças também no paladar – a polpa rosada é macia e doce, e a de cor mais amarelada é menos macia e mais ácida. Excelente fonte de fibras, rica em vitaminas e minerais, seu valor energético é semelhante ao do abacate ou açaí.

-Pitaya é uma das frutas mais lindas e gostosas que existem e podemos provar

Cambuci

Cambuci

O Cambuci é um fruto de sabor complexo e intenso

A exploração da madeira do cambucizeiro coloca o cambuci, fruta rica em vitamina A,B, C e ferro ainda mais sob ameaça de extinção. Trazendo propriedades antioxidantes e adstringentes, o Cambuci é fruta parente da goiaba e da pitanga, com forte perfume e sabor adocicado e ácido.

Jenipapo

Jenipapo

Pouco consumido no resto do Brasil, o Jenipapo é popular nas regiões norte e nordeste

O Jenipapo é fruta popular no norte e nordeste do Brasil, e também foi imortalizado pela canção popular – tanto em “O Pato”, de Vinicius de Moraes, Toquinho e Pauo Soledade, quanto na canção “Jenipapo Absoluto”, novamente de Caetano Veloso – e traz benefícios, segundo a cultura popular, para problemas respiratórios. Rico em fibra e vitaminas, é possível consumir o jenipapo diretamente da árvore, ou em derivados como suco, licor, doces e outras receitas.

-1 milhão de espécies de animais e plantas correm risco de extinção, diz ONU

Juçara

Juçara

A Juçara é uma fruta muito semelhante ao açaí

Por ser especialmente procurada por animais, a juçara é espécie fundamental para a saúde do bioma, e por isso é conhecida como “Rainha da Mata Atlântica”. A juçara oferece um fruto de cor roxa como o açaí, e pode ser matéria-prima para produção de geleias, vitaminas, sucos e outros derivados – em uso semelhante ao próprio açaí, também rica em ferro, vitaminas e fibras – a extração de seu palmito vem ampliando a ameaça à espécie.

Publicidade

© fotos: Getty Images


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.