Tecnologia

5G: como a quinta geração da rede de internet móvel irá revolucionar nossa conexão e realidade

Redação Hypeness - 24/06/2021

Sabemos que a quinta geração de rede de internet móvel, também conhecida como a famosa 5G, irá trazer mais velocidade de conexão para downloads e uploads em aparelhos móveis com uma cobertura mais ampla e uma conexão mais estável. Sua chegada, porém, promete ir muito além de simplesmente melhorar as redes 3G e 4G atuais, e deve revolucionar o acesso à internet em celular e outros gadgets. A forma como se utiliza as redes em nosso dia a dia promete nunca mais ser a mesma. Mas o que é de fato a tecnologia 5G, e o que ela traz de novo? Quais aparelhos têm acesso à quinta geração de rede? E o que poderá ser feito com essa nova conexão?

A velocidade é a premissa da novidade que é o 5G, mas a tecnologia vai muito além

A velocidade é a premissa da novidade que é o 5G, mas a tecnologia vai muito além

-Mineiros usam tecnologia 5G para operar máquinas e levantar peso da sala de casa

A primeira e principal mudança está de fato na velocidade, 10 a 20 vezes maior na 5G em comparação às redes atuais, usando faixas de frequência mais altas e com capacidade maior. Assim, um download que hoje leva de 35 minutos a 1 hora através das conexões atuais, com a nova tecnologia se dará em segundos – e a experiência do usuário será aprimorada por completo. Para os gamers, por exemplo, a latência será reduzida radicalmente: no 5G a resposta na tela de um comando enviado será imediata e sem atraso – a eficácia da tecnologia é tamanha que se espera que ela possa substituir mesmo as redes domésticas de Wi-Fi, nas residências, empresas e estabelecimentos.

O 5G irá permitir uma inclusão digital maior e melhor para milhões de novos aparelhos

O 5G irá permitir uma inclusão digital maior e melhor para milhões de novos aparelhos

Torre de telecomunicação

A tecnologia já funciona em países como Canadá, EUA, Japão e mais, e está em instalação no Brasil

-Internet móvel é até 2 vezes mais rápida em alguns horários; aprenda a usar a seu favor

O potencial das mudanças, porém, se apresenta de forma tão ampla que poderá ser visto como uma verdadeira transformação social para o país ou mesmo o mundo. A estabilidade, a velocidade e a força da nova tecnologia prometem promover a inclusão digital de forma ainda mais radical, conectando melhor novos milhões de aparelhos. E isso se aplica também à chamada “internet das coisas”, com uma conexão mais rápida e estável para televisores e eletrodomésticos, nas vídeo-chamadas, na telemedicina, semáforos e até veículos autônomos: uma conexão mais forte ampliando a qualidade de tais tecnologias.

Sistema inteligente residencial

O impacto da velocidade do 5G poderá substituir até mesmo as redes residenciais de Wi-Fi

-Wi-fi no espaço passa por satélite instalado a 35 mil km de altitude na órbita da Terra

A redução da latência nessas aplicações em espaços públicos – no contexto, por exemplo, do trânsito de veículos em uma grande cidade – é exemplo efetivo e inequívoco da transformação: um semáforo mais veloz, um sistema de GPS ou de segurança em um automóvel mais rápido, e mesmo o próprio semáforo mais ágil e imediato representam maior segurança e menos acidentes para a população, oferecendo também a dimensão concreta da importância de uma melhor conexão. No caso dos carros autônomos, dirigidos somente por computadores, tal importância é direta – assim como em videochamadas para reuniões e práticas médicas remotas, tão importantes na atualidade.

trânsito

A aplicação do 5G no trânsito, por exemplo, trará mais segurança para o transporte em grandes cidades

A novidade vem sendo aplicada no Brasil, e já funciona em diversas cidades com o 5G DSS, tecnologia de transição entre a quarta e a quinta geração, que utiliza as frequências 4G para oferecer uma velocidade maior aos celulares e aparelhos – mas o potencial total da nova tecnologia está previsto para chegar no Brasil a partir do ano que vem. Seja, no entanto, para o 5G DSS ou a rede plena ainda por vir, será necessário um aparelho compatível com a nova conexão, e a Motorola foi a  primeira empresa a oferecer a novidade, em sua Família 5G: os primeiros smartphones compatíveis com a quinta geração no Brasil.

Motorola 5G

A Família 5G da Motorola é a primeira linha de smartphones compatíveis com 5G no Brasil 

-Motorola acrescenta línguas indígenas em seus smartphones

A velocidade, eficácia e estabilidade de conexão se soma à alta performance, o design premium, as baterias de alta capacidade e às câmeras incríveis que marcam a linha de smartphones e aparelhos Motorola. Modelos como Moto G100 5G, Motorola Edge, Moto G 5G, Moto G 5G Plus, e Motorola Edge+ combinam, cada um com suas qualidades e singularidades e todos com processadores Qualcomm Snapdragon de última geração, o alto desempenho com a nova e revolucionária conexão. O futuro, portanto, virá mais rápido, estável e imediato, através de um desses aparelhos em nossas mãos – devidamente conectado às redes 5G.

Câmera Motorola

As câmeras de altíssima qualidade complementam a experiência de última geração dos aparelhos 

DISCLAIMER

É necessário um cabo USB-C® habilitado para vídeo (3.1 ou superior), ou um adaptador USB-C® para HDMI; a TV ou o monitor deve ter entrada de vídeo USB-C® ou entrada HDMI, caso seja utilizado o adaptador;

Aparelho compatível com a tecnologia 5G (frequências descritas na página do produto). Requer SIM (chip) com serviço 5G habilitado. Consulte as operadoras sobre planos de serviço, prazos e disponibilidade da tecnologia 5G;

O software inteligente consegue reconhecer até 3 rostos/pessoas no mesmo quadro;

[Compatibilidade 5G – moto g 5G, moto g 5G plus, moto g100 e motorola edge] Aparelhos compatíveis com a tecnologia 5G (frequências descritas na página do produto). Requerem SIM (chip) com serviço 5G habilitado. Consulte as operadoras sobre planos de serviço, prazos e disponibilidade da tecnologia 5G. A disponibilidade da rede e bandas de operação suportadas pelos dispositivos estão sujeitas a variação dependendo do país, do provedor de rede e do plano de dados contratado pelo usuário;

[Compatibilidade 5G – motorola edge+] O motorola edge+, smartphone top de linha da Motorola, está pronto para o futuro. Ele é compatível com a tecnologia 5G já disponível no Canadá, México e alguns países da Europa. No Brasil, funcionará na futura frequência da tecnologia 5G que ainda será leiloada e implementada no país. A disponibilidade da rede e bandas de operação suportadas pelo dispositivo estão sujeitas a variação dependendo do país, do provedor de rede e do plano de dados contratado pelo usuário;

[Compatibilidade 5G – Lenovo Legion] Aparelho compatível com a tecnologia 5G. No Brasil, funcionará na futura frequência da tecnologia 5G que ainda será leiloada e implementada no País. A disponibilidade da rede e bandas de operação suportadas pelo dispositivo estão sujeitas a variação dependendo do país, do provedor de rede e do plano de dados contratado pelo usuário.

Publicidade

© fotos: Getty Images/divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Donos de drones agora tem que passar por prova para voar legalmente nos EUA