Arte

Agenda Hype em casa: São João, bumba meu boi e Mostra de Cinema de Ouro Preto nos destaques

Gabriela Rassy - 23/06/2021

Semana de São João com uma programação online deliciosa que vai do Arraiá na Praça até o bumba meu boi do Maranhão. No arraiá, shows de Mariana Aydar, Rastapé e Nayra Days. Já no Maranhão, o bumba meu boi e a festa de São João serão retratados na primeira edição da Mostra Equiô de Cinema.

Destaque ainda para a 16ª Mostra de Cinema de Ouro Preto, em nova edição online, e para o 9º Festival Literário no Vale do Ribeira com o tema “Heranças, Presenças e Horizontes”.

Nos lançamentos da semana, a união entre Rael, Céu e RDD (ÀTTØØXXÁ) na faix Passiflora, Gloria Groove com sua quebradeira em Bonekinha e Persie numa parceria com Luísa e os Alquimistas em Baixo Oceano.

Vem na minha e não esquece de dar o play nos lançamentos de junho:

#live

Festival Literário no Vale do Ribeira (FLI) |  YouTube, Instagram e Facebook das Oficinas Culturais
27 de junho e 3 de julho
Grátis
Pelo tema “Heranças, Presenças e Horizontes”, a 9ª edição do Festival traz escritores, pensadores, músicos, representantes de quilombos, aldeias e comunidades caiçaras. Entre os convidados estão Criolo, Kiusam de Oliveira, Itamar Vieira Junior, Susy Shock, Cacique Babau, Preta Ferreira, Rincon Sapiência, Tulipa Ruiz, Bianca Santana, Marcelino Freire, Carla Akotirene, Kaká Werá, Alessandra Devulsky, Leandrinha Du Art e Nilce de Pontes Pereira. O cantor Criolo será entrevistado por Roberta Estrela D’Alva, atriz-MC, diretora, pesquisadora e slammer. A abordagem se volta para a caminhada e obra do artista, além das reflexões sobre a cultura brasileira, o rap e a poesia.

Arraiá na Praça | Youtube
24 e 25 de junho, 20h
Grátis 
A sanfona, a zabumba e o triângulo são responsáveis por provocar, até nos mais tímidos, a vontade de balançar o corpo. Uma das festas mais esperadas do ano já tem data para acontecer. Em 2021, não irão acontecer as festas juninas presenciais, devido à pandemia de Covid-19, mas como o São João é um dos mais tradicionais eventos do país, a Agência InHaus apostou em um formato on-line para o tradicional “Arraiá na Praça”. De forma virtual, o público poderá dançar um bom forró ao som de Mariana Aydar, Lucy Alves, Rastapé, Victor Amorim, Nayra Days e Alexandre e Adriano.

Festival Online Orquestra Petrobras – Guns N’ Roses Sinfônico
24 a 27 de junho
Online – YouTube da Orquestra
Grátis
Já imaginou ouvir ‘Welcome to the Jungle”, “Sweet Child O’Mine” e “Patience” com violinos elétricos no lugar dos solos de guitarra? “Guns N’ Roses Sinfônico” é uma das apostas da Orquestra Petrobras Sinfônica na 3ª Edição do Festival Online. O objetivo é mostrar mais uma vez que é possível unir concerto de música clássica com pop e rock, e emocionar até mesmo o público que não está habituado a ouvir música de concerto. Durante os quatro dias de festival, será apresentado um repertório diversificado e inovador, onde o Barroco de Händel, o rock do Guns N’ Roses, o pop do Michael Jackson e os clássicos de Villa-Lobos e Mozart se encontram em uma programação que foi cuidadosamente pensada para tornar a música de concerto plural, múltipla, e que dialogue com todos os públicos.

#música

Rael, Céu e RDD | Passiflora
Saúde mental, autocuidado e emergência climática. O novo single de Rael, com participação da cantora Céu e de RDD (Rafa Dias, do ÀTTØØXXÁ) une essas três temáticas urgentes. “Passiflora” teve coprodução de Rael com RDD (Rafael Dias, do ÀTTØØXXÁ). A presença do produtor baiano levou a sonoridade da música para um samba reggae. A cantora Céu, por sua vez, compôs os versos aos quais dá voz e também soma no refrão da faixa.

Gloria Groove | Bonekinha
Depois do sucesso do EP “Affair”, lançado em meio à pandemia no ano passado,  Gloria Groove inaugura sua nova fase musical, com o lançamento de “Bonekinha”, primeiro single do álbum “Lady Leste”, em todas as plataformas digitais.

Persie Feat. Luísa e os Alquimistas | Baixo Oceano
O novo single é uma balada romântica onde Persie conta com a luxuosa participação de Luísa e os Alquimistas, que dividem nessa canção o canto de um sentimento leve e profundo, assim como as águas de oceano e o canto de sereias.

KM e Budah | Baby
Num clima mais dark, porém cheio de amor, Budah lança essa love song cheia de marra e empoderamento, falando sobre seu poder de sedução, e sobre estar no controle desse relacionamento.

Bel_Medula | Semente
A era pandêmica trouxe ao mundo a urgência da comunicação inserida na tecnologia e ditou uma nova ordem de tempo-espaço. Guiada por essa energia, Isabel Nogueira deu vida ao disco. Com elementos do cyberpunk ao electropop, suas letras trazem questionamentos necessários ao contexto que a sociedade enfrenta.

#cinema

Mostra Equiô de Cinema | YouTube do Governo do Maranhão
24 e 30 de junho
Grátis
Cadê meu boi? Para alegria dos brincantes, cinéfilos e cinéfilas, o bumba meu boi e a festa de São João serão retratados na primeira edição da Mostra Equiô de Cinema, que exibe oito filmes, três curtas, quatro média-metragens e um longa. “Guriatã” (2018), filme sobre o maior cantador de bumba meu boi do Maranhão, é um dos destaques. Dirigido por Renata Amaral, o longa conta a história do mestre Humberto de Maracanã, que por mais de 40 anos esteve à frente do Batalhão de Ouro do Bumba Boi de Maracanã. O documentário “Sotaque – Encontro da Baixada” (2017), dirigido por Marise Farias, retrata o Encontro de Bumba Meu Boi, de sotaque da Baixada, realizado anualmente no município de Matinha desde 1977. Em uma única noite, inúmeros grupos de toda a baixada se reúnem para formar um espetáculo único de cores e som, de raiz. Outra dica é Caboclo de Pena (2019), que encanta com o bailado dos 29 Caboclos de Pena de 11 bois de matraca da Ilha de São Luís e do município de Icatu. No filme, os protagonistas destacam a liberdade de criação para seus passos, sem coreografia pré-determinada, cada um com sua ginga e estilo próprio.

 

Itaú Cultural Play
Itaú Cultural lança plataforma de streaming de cinema e audiovisual brasileiro gratuita. A plataforma reúne produções de todas as regiões do país, agrupadas e organizadas em uma grande diversidade de temas e mostras. Com acesso gratuito, o catálogo inicial reúne 135 títulos dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, abrangendo filmes de ficção, documentários, séries documentais e de ficção, animações para crianças e para adultos, produções experimentais, entrevistas, palestras, curtas e longas-metragens.

16a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto
23 a 28 de junho em formato online
Grátis
A agenda de atividades inclui performance audiovisual inaugural, exposição fotográfica virtual, quatro shows que vão reunir nas apresentações do Sesc Cine Live Show artistas de destaque da cena mineira e brasileira, e ainda uma peça de teatro estrelada pelo ator homenageado desta edição, Chico Diaz. No sábado, 26 de junho, a partir das 21h, quem vai agitar o Sesc Cine Live Show é Zélia Duncan. E para encerrar a programação da 16a CineOP em grande estilo, na segunda, dia 28, às 21h, estará no palco da live show o cantor, pianista e arranjador, Flávio Venturini. Uma das novidades da programação da 16a CineOP, a Exposição Virtual “Meu Cartão Postal de Ouro Preto”, tem como objetivo trazer para o ambiente online o aconchego e os encantos da cidade barroca mineira.

I Mostra Online de Cinema de Maricá | Facebook e Youtube
21 a 30 de junho, às 16h, 19h e 21h
Grátis
Tendo como tema “Arte e Pensamento”, a Prefeitura de Maricá apresenta documentários sobre artistas, poetas, pensadores e músicos brasileiros, além de filmes premiados em festivais nacionais e internacionais. Destaque para os filmes Paulo da Portela, de Dermeval Neto; Oscar Niemeyer, de Fabiano Maciel; e Angel Vianna, de Cristina Leal. Programação completa aqui.

#literatura

“O Cometa”, de W.E.B. Du Boise, e “O fim da supremacia branca”, de Saidiya Hartman
Considerado uma das gêneses do afropessimismo, “O cometa” especula sobre novas possibilidades da vida negra a partir do fim do mundo. Nesta breve ficção especulativa originalmente publicada na antologia de textos, poemas e contos “Darkwater”, o sociólogo americano W.E.B. Du Bois retrata uma Nova York vazia após a passagem de um cometa misterioso que mata todos os habitantes da cidade. Sobrevivem apenas Jim, um homem negro, e Julia, uma mulher branca.

No centenário da publicação do conto, Saidiya Hartman, professora de Columbia e nome fundamental do pensamento negro contemporâneo, escreveu o ensaio “O fim da supremacia branca” que completa esta edição comemorativa da Fósforo, no qual comenta a atualidade do texto e situa o pensamento de Du Bois no centro do debate racial contemporâneo. Fazendo conexões entre a pandemia de Gripe Espanhola que Du Bois vivenciou e a de Covid que hoje nos assola, a autora chama atenção para a violência contra a população negra nos Estados Unidos, relacionando ainda o conto com o pensamento de autores clássicos como Aimé Cesaire e Frantz Fanon. Ela dialoga ainda com fenômenos contemporâneos, como o movimento Black Lives Matter e manifestações artísticas, como o filme Queen & Slim.

#cênicas

Pindaúna, Cia Sacana
24 até 27 de junho, 20h
Quinta – Pindaúna no YouTube Cia. Sacana

Sexta – Pindaúna no Facebook CC Vila Formosa
Sábado – Pindaúna no Facebook CC Vila Formosa
Domingo – Pindaúna no YouTube Cia. Sacana
Grátis
Contemplado pelo Edital de apoio à Cultura Negra – 1ª Edição, projeto tem como pano de fundo a história de Nuan, figura que se apresenta como onipresente, inicia uma viagem para dentro de si e aceita que suas memórias a libertarão da raiva que carrega como um cristal precioso. A partir desta provocação e ao mesmo passo que se aprofunda em suas lembranças, retorna ao momento da morte do irmão, causada pela violência policial na porta de casa. Nuan se prepara para a emancipação das próprias dores, encontra-se meio à uma discussão com suas personalidades mais afetadas, é abençoada pelo tempo e passa pelo processo de cura intermediado pela Dama da Noite, revelando a mensagem de que é preciso ter coragem para escancarar as feridas.

#visuais

Ensaio para uma cidadania mundana: vídeos de Renan Marcondes
Site e YouTube da Casa de Cultura do Parque.
Até 8 de agosto
Grátis
Investigando há anos o estatuto político do visível e do invisível, o artista Renan Marcondes vem produzindo um trabalho que se desdobra em diferentes mídias, do desenho à dança, e da instalação à performance. A mesma pesquisa também se apresenta em vídeos produzidos em diferentes ocasiões e contextos. Uma amostra dessa produção videográfica poderá ser vista nesta exposição virtual. Com curadoria do pesquisador e professor Ruy Luduvice, a exposição apresenta quatro vídeos desenvolvidos ao longo dos últimos cinco anos, além de uma estreia. São eles: Protetor de Proximidade Humana para Valsa (2016), Protetor de Proximidade Humana para Beijo (2017), Projeto Invisível – Estação 2: Palestras para coisas e objetos (2017), Intervalo (da série Teatro) (2018) e Orquestra (da série Teatro) (2018).

Museu Virtual Rio Memórias (www.riomemorias.com.br)
Lives 24 de junho, 1º e 8 de julho, às 18h

Grátis
O projeto já nasceu pronto para os novos tempos. Inaugurado em agosto de 2019, era, desde o início, um projeto online, que agora cresce em alcance.
A diretora e curadora Livia de Sá Baião vai comemorar os dois anos da instituição digital com novidades. Em junho e julho, o Museu ampliará o seu acervo virtual, estreará em podcast e chegará ao cinema. Tudo isso disponível na palma da mão, seja no celular, tablet ou, ainda, no computador, e de forma gratuita. Três galerias – ‘Rio, Cidade Febril’, ‘Rio, Cidade em Transformação’ e ‘Rio Cinético’ – serão inauguradas nas lives nos exibidas no www.youtube.com/riomemorias

#podcast

Jazz Rural
Nesse tempo de imagens e telas, a Rádio a Granel faz um convite para pensarmos de forma sonora, afetiva e não visual. Seus programas envolvem criação, performance, timbres bem-cuidados, pesquisa, entrevistas, sobreposição de camadas sonoras, história, reflexão crítica e tradição oral/ouvidal. Contando com um programa sobre choro e música brasileira, um espetáculo de dança que só acontece pelo som, áudio-descrições diversas, uma áudio-série de microcontos, versões sonoras de contos de Mário de Andrade, composições musicais e um punhado de sons produzidos em escala não-industrial, a Rádio a Granel quer andar nas trilhas da nossa vasta tradição oral. Ouça aqui.

Publicidade

Fotos de destaque: Miguel Salvatore


Gabriela Rassy
Jornalista enraizada na cultura, caçadora de arte e badalação nas capitais ensolaradas desse Brasil, entusiasta da cena musical noturna e fervida por natureza.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Fotografia de Guerra: o risco de vida em uma das profissões mais perigosas do mundo