Criatividade

Animais de crochê contra a taxidermia

Vitor Paiva - 18/06/2021

Se no passado a bizarra técnica da taxidermia permitia que animais caçados fossem mantidos intactos como se estivessem vivos para se tornarem em macabras peças de decoração, hoje uma releitura fofa da técnica pode se tornar em símbolo de amor aos bichos – que vêm fazendo sucesso nas redes em versões feitas de crochê. O site Design You Trust foi à plataforma ETSY para reunir diversos desses simpáticos animais feitos artesanalmente em linha, pano e talento dos artesãos.

Animal de crochê

As invenções transformam o horror da taxidermia em fofura

Animal de crochê

Alguns modelos são mais complexos, mas todos simpáticos

-Animação denuncia a realidade brutal dos leões criados para caça na África do Sul

São leões, alces, búfalos, elefantes, zebras, ursos, coelhos, e mesmo gatos para serem postos na parede como símbolos não do terrível hábito de se matar e empalhar os animais, mas sim de graça e afeição – os bichos em decoração são como personagens divertidos para as casas. Em alguns casos, o charme é tanto que nem sequer é a cabeça do bicho exposta – somente a bunda de um bichinho, por exemplo, pode ser a peça de crochê a ser posta na parede.

Animal de crochê

O alce de crochê é um dos mais recorrentes bichos de crochê

Animal de crochê

Até o gato mal-humorado ganhou sua versão em crochê

-Veterinária do exército se arma e vai para a savana defender animais selvagens

A criatividade é tanta que até mesmo animais da ficção foram incluídos entre os bichos da taxidermia de crochê: unicórnios e outros seres imaginários também podem ser levados pra casa. Uma das principais lojas da categoria no ETSY oferece outras opções de amigos feitos de linha, como cogumelos, gnomos, duendes e até personagens de filme.

Animal de crochê

O elefante está ameaçado de extinção – mas não sua versão em crochê

Animal de crochê

Os unicórnios também podem ir à parede

-O ‘cachorro unicórnio’ que tem uma orelha no topo da cabeça e é uma fofura

Os preços variam entre R$ 26 até mais de R$ 200, dependendo do tamanho e da estrutura das peças – que podem ser vistas na plataforma aqui.

Animal de crochê

Monstros também passaram pela taxidermia de crochê

Animal de crochê

A ameaça do leão da vida real é proporcional à simpatia do leão de crochê

Animal de crochê

Até a bunda dos bichos de crochê ganham as paredes como hilária decoração

Publicidade

© fotos: ETSY/reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.