Ciência

Cafeína é menos efetiva do que se pensava e não melhora uma importante função

Redação Hypeness - 08/06/2021 | Atualizada em - 10/06/2021

Um estudo publicado recentemente no “Journal of Experimental Psychology” atesta algo que qualquer amante de café vai detestar saber: a cafeína é muito menos efetiva do que se esperava e não ajuda a realizar tarefas mais complexas quando necessário. 

Quantas xícaras de café podemos tomar por dia sem prejudicar a saúde

A pesquisa avaliou 276 voluntários que foram submetidos a dois testes após uma noite mal dormida. O primeiro deles pedia que eles apertassem um botão toda vez que uma luz acendesse. Já no segundo, cada um deles deveria cumprir uma série de tarefas, em uma sequência pré-determinada, sem pular a ordem. 

Os participantes tomaram comprimidos de cafeína com 200mg da substância. A título de comparação, uma xícara comum de café tem 100mg. 

Uma das variedades mais caras de café do mundo é feita com cocô de pássaro

Descobrimos que a privação de sono prejudica o desempenho em ambos os tipos de tarefas”, explica a professora Kimberly Fenn, da Michigan State University, autora principal da pesquisa.

A pesquisa percebeu que a cafeína ajuda a pessoa a desempenhar melhor tarefas simples, no entanto, a substância tem pouco efeito em atividades mais complexas. A conclusão é que dormir bem é fundamental para desempenhar tarefas que exigem atenção, principalmente. A cafeína até te ajuda a se manter acordado, porém não compensa os efeitos prejudiciais à saúde causados pela falta de sono. 

O que o seu jeito favorito de tomar café diz sobre sua personalidade

Publicidade

Fotos: Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Covid: São Luis agenda vacinação de jovens 18 anos e oferece R$ 10 mil por 2ª dose