Inspiração

Cão terapêutico impede que mulher cometa suicídio; entenda

Vitor Paiva - 22/06/2021 | Atualizada em - 23/06/2021

Se a tarefa essencial dos bombeiros é salvar vidas, tal missão foi cumprida com louvor por um dos mais destacados membros do corpo no Reino Unido – mas não por um ser humano, e sim por um salvador de quatro patas. Digby é um cão terapeuta, e foi ele quem salvou a vida de uma mulher que estava em vias de cometer suicídio se lançando de uma ponte sobre uma rodovia próxima à cidade de Exeter, na região sudoeste da Inglaterra.

Digby, celebrado como herói pelos bombeiros de Devon

Digby, celebrado como herói pelos bombeiros de Devon © Twitter

-Projeto utiliza cães de rua para ajudar na terapia de idosos esquecidos em asilos

O trabalho de Digby normalmente é dedicado a ajudar os próprios bombeiros em terapias pós-traumas, mas foi levado à missão de ajudar no chamado para salvar a mulher que ameaçava se lançar da ponte. Segundo comunicado do departamento de bombeiros do condado de Devon, onde a cidade de Exeter se localiza, a situação não apresentava progresso e parecia cada vez mais preocupante até que o cão foi convocado. “Quando Digby chegou, a jovem mulher imediatamente virou a cabeça para olhar, e sorriu. Isso iniciou uma conversa a respeito de Digby e de seu trabalho com os bombeiros”, comunicou o departamento, pelo Twitter.

Digby, celebrado como herói pelos bombeiros de Devon

Digby em serviço ao lado de um parceiro dos bombeiros

-Este policial já evitou que mais de 200 pessoas se jogassem da ponte Golden Gate

A conexão permitiu que os bombeiros convidassem a mulher a sair das grades onde se encontrava para interagir com o cachorro, e assim ela o fez – o comunicado termina com o departamento de Devon desejando o melhor para a mulher em recuperação, cujo a identidade foi mantida em segredo. A ação era, segundo a thread no Twitter, um esforço de frentes múltiplas para salvar aquela vida, e a sugestão de pedir pelos serviços do cachorro veio de um dos bombeiros que conhecia o trabalho do companheiro de quatro patas.

Digby, celebrado como herói pelos bombeiros de Devon

O “ofício” original de Digby é para terapias pós-traumáticas entre bombeiros

-Cães treinados já são capazes de detectar Covid-19 em menos de um segundo

Digby é um cão da raça labradoodle de 3 anos de idade, que agora é reconhecido como herói pela imprensa local. O uso de cachorros tanto em serviços policiais como de resgate é recorrente e bastante eficaz em diversos casos – incluindo na prevenção ao suicídio. o trabalho de cães terapeutas é capaz de levar conforto e ajuda para pessoas em situação de necessidade – e até mesmo de salvar vidas que já pareciam perdidas. Digby trabalha para o Corpo de“` Bombeiros de Devon desde 2018.

Digby, celebrado como herói pelos bombeiros de Devon

Os cães possuem funções essenciais com a polícia e mesmo serviços médicos

Publicidade

© fotos: Devon and Somerset Fire and Rescue Service/créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.