Ciência

Carnaval fora de época: experimento com máscara e aglomeração divide cidade no RJ

Redação Hypeness - 15/06/2021

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro anunciou que a Ilha de Paquetá, bairro insular da capital carioca será alvo de dois experimentos distintos sobre a covid-19 e tem muita gente insatisfeita com a decisão. A ilha terá imunização da população nas próximas semanas com a vacina da Fiocruz, mas  receberá um carnaval fora de época nos próximos meses para testar a transmissibilidade do vírus em uma população vacinada.

– Serrana controlou pandemia com vacina e é exemplo para o Brasil

Carnaval fora de época divide moradores de pacata ilha no meio da Baía da Guanabara

Até domingo, todos os moradores com mais de 18 anos da pequena ilha no meio da Baía da Guanabara serão vacinados. Em 12 semanas, todos os residentes de Paquetá terão tomado a segunda dose. Duas semanas após a imunização completa, um carnaval fora de época será feito apenas para vacinados na cidade.

– Google tem sistema para busca de postos de vacinação contra covid; entenda

“Esse estudo vai servir para embasar a tomada de decisão não só para a cidade, mas para o país. A ideia é mostrar o potencial da imunização, e começar aos poucos a retomar a vida como era anteriormente, mas com muita cautela”, afirma o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, ao Globo.

A associação de moradores de Paquetá (Morena),  é contra a realização do evento. “A população foi pega de surpresa com o anúncio do carnaval fora de época em plena pandemia. Nós apoiamos o experimento de vacinação em massa e temos trabalhado para obter a maior adesão de voluntários possível. Mas acho que esse anúncio, feito dessa forma, pode atrapalhar”, disse.

– Covid: 16 mil pessoas foram imunizadas com doses de vacina trocadas no Brasil

Outros empresários afirmam que o evento pode mostrar que a ilha é segura para receber eventos de médio e grande porte, e enxergam um caminho para a retomada do turismo em Paquetá. A cidade não será a primeira a receber um evento do tipo; Tel Aviv, em Israel, e em Barcelona, na Espanha, também fizeram testes bem sucedidos de grandes eventos com pessoas vacinadas.

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Alicinha Cavalcanti, promoter famosa, morre vítima de doença rara