Debate

Casal diz que ataque racista contra jovem negro no Leblon não foi por causa da cor de pele

Redação Hypeness - 18/06/2021

Em depoimento à Polícia Civil, o casal de jovens que acusou sem provas um jovem negro de roubar uma bicicleta afirmou que o ataque não foi motivado pela cor de pele da vítima. Mariana Spinelli e Tomás Oliveira negaram que acusaram Matheus Ribeiro por ser negro e afirmaram que a mesma atitude seria tomada caso suspeitassem de uma pessoa branca.

Entenda: ‘Essa bicicleta é minha’: racismo no caminho de jovem negro no Dia dos Namorados

Casal acusou falsamento jovem negro de ter cometido roubo; caso teve repercussão grande nas redes sociais

No último dia 12 de junho, o instrutor de surfe Matheus Ribeiro aguardava sua namorada na frente do Shopping Leblon junto de sua bicicleta. Mariana Spinelli e Tomás Oliveira abordaram o jovem negro, o acusando de ter roubado o veículo. Eles foram confrontados e mesmo com fotos de Matheus com a bicicleta meses antes, ainda testaram a chave no cadeado da bicicleta.

– Empresas demitem jovens que fizeram instrutor de surfe provar ser dono de bicicleta

Segundo a versão de Mariana e Tomás, a bicicleta havia sido roubada há poucos minutos, o que causou lhes desespero. Em depoimento à polícia, o casal afirmou estar profundamente abalado psicologicamente pelo furto da bicicleta, que custou R$ 8 mil e havia sido recém comprada. Os jovens de classe média alta afirmaram que se tivessem visto um branco com uma bicicleta similar, também teriam o abordado.

O responsável pelo crime, Igor Martins Pinheiro, foi flagrado em vídeo roubando o veículo e foi detido, mas responderá ao processo em liberdade. Spinelli e Oliveira foram demitidos da empresa em que trabalham após o registro do ato racista ter sido publicado nas redes sociais.

– Homem branco é preso por roubo de bicicleta elétrica; casal usou racismo para culpar jovem negro

Matheus Ribeiro acusou os jovens de racismo e calúnia, o que motivou o depoimento à polícia. O jovem também depois e afirmou que o casal em nenhum momento havia dito algo sobre o furto anterior.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Ângelo, atleta da ginástica vítima de racismo, se defende de acusação de homofobia