Sustentabilidade

Cientistas descobrem um ninho das raríssimas abelhas azuis

Redação Hypeness - 01/06/2021 | Atualizada em - 08/06/2021

Pesquisadores do Museu de História Natural da Flórida descobriram um raro ninho das abelhas calamintha azuis (Osmia calaminthae), que não eram observadas na natureza desde o ano de 2011. A descoberta foi feita durante uma pesquisa de campo na Floresta Nacional de Ocala.

– Cliques de abelhas dormindo de bumbum pra cima dentro de flor viralizam 

Abelhas azuis da Flórida são raras e seu desaparecimento pode estar relacionado ao aquecimento global

A dificuldade em encontrar a origem desses animais está justamente no fato de que as abelhas calaminthas azuis fazem ninhos subterrâneos. A última observação dos ninhos de areia das Osmia calaminthae é de 2011. Elas haviam sido registradas em Lake Wales Ridge.

– 8 coisas que você pode fazer para ajudar as abelhas a sobreviver

“O objetivo final é manter essa abelha por perto em um futuro próximo”, diz Jaret Daniels, principal autor do projeto de pesquisa, em comunicado. “Estudar e compreender mais essas espécies é mais impactante para nós quando conduz a etapas de conservação do organismo”, afirma.

Segundo os registros, os cientistas passaram mais de 100 horas procurando as abelhas e encontraram pouco mais de 100 indivíduos. Entretanto, o número não é muito positivo, tendo em vista que não é possível saber se esses espécimes não eram repetidos.

– Abelhas adoram cannabis e este caso de amor pode ajudar a salvar a espécie; entenda 

Os pesquisadores estão aflitos com o sumiço dessa abelha por conta do aumento das temperaturas na Flórida. Os ninhos subterrâneos tornam essa espécie de abelhas mais difícil de ser encontrada.

A grande tese sobre o sumiço das abelhas azuis está relacionado ao aumento da temperatura média no estado dos EUA. Essas abelhas consomem principalmente o pólen da flor Clinopodium ashei, que está sumindo por conta das mudanças climáticas. Ou seja, todo o meio ambiente da Flórida pode se desequilibrar por conta do desaparecimento das abelhas.

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Pescador conta como foi ser engolido por uma baleia jubarte