Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Um estudo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária em parceria com a UNESP e a Universidade Federal de Viçosa mostrou que as temperaturas da cidade de Belterra (PA) aumentaram devido ao aumento do desmatamento na região nos últimos anos.
– ‘Amazônia em chamas’: doc põe navalha na carne, principal causadora do desmatamento no Brasil
Desmatamento pode aumentar temperaturas médias de regiões
O estudo publicado na Revista Brasileira de Meteorologia tinha como principal objetivo entender a influença da Floresta Nacional dos Tapajós na cidade, que se tornou um polo de produção de grãos e alvo da desflorestação a partir de 1981, que se expandiu até 2010, último ano analisado pela pesquisa.
Os pesquisadores analisaram os dados meteorológicos entre 1961 e 2010. Foi a partir do ano de 1981 que as temperaturas médias de Belterra passam a crescer de maneira observável. Entre 1981 e 2010, as médias da região subiram de 25,2ºC para 26ºC (variação de 0,8ºC). As temperaturas mínimas médias também subiram, de 20,4º para 21,2ºC, no ano final do período.
“Os processos de preparo do solo, por exemplo, dispersam partículas para a atmosfera, contribuindo para a formação de nuvens e impedindo a condução do calor para a atmosfera. Isso possivelmente contribui para o aumento das temperaturas mínimas nas madrugadas em Belterra”, explica Lucas Eduardo de Oliveira Aparecido, coautor do estudo, á Agência Bori.
A conclusão do artigo mostra que a influência e os benefícios da Floresta Nacional do Tapajós inexistem caso as cidades em suas proximidades estejam totalmente desmatadas; além disso, o estudo evidencia que a agropecuária violenta e seu modo de produção irá colaborar para o esgotamento real dos recursos naturais.
– Fumaça de queimadas gerou quase R$ 1 bi de gastos com internações para estados amazônicos
“Se os produtores rurais na Amazônia não receberem apoio de políticas públicas que incentivem a mudança desse paradigma – de que áreas com floresta não prestam bens e serviços à sociedade – os problemas relacionados à perda dessas áreas se perpetuarão”, completa Lucieta Guerreiro Martorano, que também assina o estudo.
Publicidade
O que parecia impossível, acaba de ser confirmado. Nem toda a dificuldade de acesso ao Everest - a montanha mais alta...
Oferecer os conhecimentos do Bahsese, palavra que, na língua tukano, significa “benzimento”, a indígenas e...
Aos 15 anos, a jovem Greta Thunberg sentou em frente ao parlamento sueco para protestar contra as mudanças...
Durante uma viagem à Índia, em 2015, para receber uma certificação de instrutora de Yoga, que a jovem Melissa Chu...
Muitos já conhecem Kevin Richardson, vulgo “Encantador de leões” que, abandonando jaulas e correntes e se valendo...
Uma onça-parda (Puma concolor) foi flagrada andando em um condomínio residencial em Teresópolis, na Região Serrana...
De acordo com os dados de monitoramento do MapBiomas, que foi publicado no final de outubro, o Brasil perdeu cerca de...
Os leitores do Hypeness já sabem e os números confirmam, desde a posse de Jair Bolsonaro, a liberação de...
Reunindo-se a outras empresas gigantes de setores diversos, a Cervejaria Ambev já estabeleceu como meta ter 100% da...