Sustentabilidade

Condenação da Shell em Haia abre precedente para responsabilização de grandes poluidoras

Redação Hypeness - 02/06/2021 | Atualizada em - 07/06/2021

O Tribunal de Haia, na Holanda, condenou a Shell a reduzir suas emissões de gás carbônico em 45% comparados aos números de 2019. A decisão é um marco histórico por ser a primeira vez que uma empresa é legalmente obrigada a alinhar suas práticas ao Acordo de Paris. 

–  Noruega se recusa a perfurar poço de petróleo milionário por impacto ambiental

Cartazes denunciam gastos da Shell para a exploração de petróleo e falta de investimento na captura de CO2.

O processo foi levado à Justiça pela organização ambiental Friends of the Earth (FoE), ao lado de outras seis instituições e com o apoio de mais de 17 mil holandeses. Apesar da decisão valer apenas no território do país, ela pode abrir um precedente para o resto do mundo, porque coloca uma grande empresa como responsável pela catástrofe ambiental. 

Mudanças climáticas estão apagando a arte mais antiga da humanidade

Para ONU, mudanças climáticas são questão de gênero. A solução? Mulheres na política

Medidas urgentes precisam ser tomadas com relação às mudanças climáticas. Por conta disso, nós aceleramos os nossos esforços para nos tornarmos uma empresa com zero emissões de carbono até 2050”, afirmou um representante da Shell. Apesar disso, a empresa holandesa pretende recorrer da decisão. 

A decisão é uma grande vitória para o planeta, para as nossas crianças e para todos nós. O tribunal não deixou dúvidas sobre isso: a Shell está causando perigosas mudanças climáticas e isso precisa parar já”, afirmou Donald Pols, diretor da FoE, em um comunicado. 

Donald Pols (à esquerda) recebe um cheque de doações para arcar com os custos legais do processo contra a Shell.

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.