Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Cada vez mais, as pesquisas apontam para os benefícios do contato com a natureza, mesmo que nos parques e praças de centros urbanos. Um novo estudo sugere que morar perto de espaços verdes trona mais fácil abandonar o vício em fumar cigarro.
Estudos anteriores descobriram que morar perto de áreas arborizadas poderiam contribuir com a calma, alegria e longevidade. Caminhar entre as árvores – mais do que um passeio delicioso – é bom para o seu bem-estar. Caminhadas curtas ao redor da água ou outros espaços naturais melhoram até seu humor.
A nova pesquisa da University of Exeter Medical School, do Reino Unido, investiga se as pessoas são menos propensas a fumar ou mais propensas a parar de fumar quando vivem em bairros mais verdes. Os pesquisadores descobriram que as taxas de diminuição do tabagismo eram maiores quando as pessoas viviam em áreas cercadas por grama e árvores.
Os resultados são consistentes com o trabalho inicial que sugere que as pessoas têm menos desejos quando são expostas a espaços verdes, disse o co-autor do estudo Mathew P. White, psicólogo ambiental e professor sênior da Escola de Medicina da Universidade de Exeter, a Treehugger
“Os desejos são frequentemente associados ao desejo de melhorar o humor, e um cigarro, uma bebida ou um pedaço de chocolate pode ajudar nisso – pelo menos a curto prazo”, diz White.
“Muitas pesquisas sugerem que a exposição à natureza pode ter um efeito semelhante no humor, portanto, se você conseguir isso caminhando por entre as árvores, achamos que seus desejos podem diminuir, pois você efetivamente encontrou outra maneira de melhorar o humor. Embora plausível, no entanto, ainda há muito trabalho a fazer para encontrar um suporte concreto real para isso”.
Para o estudo, que foi publicado na revista Social Science & Medicine, os pesquisadores usaram dados coletados por meio do Health Survey for England (HSE) anual. A pesquisa inclui informações sobre saúde, fatores de estilo de vida e doenças. Os pesquisadores optaram por usar as estatísticas da pesquisa de 2012 porque esse é o ano que atualizou os dados sobre espaços verdes.
Dos mais de 8 mil adultos na pesquisa, pouco menos de um quinto (19%) disse que era fumante. Menos da metade (45%) relatou que alguma vez fumou regularmente, e daqueles que alguma vez fumaram, mais da metade (58%) disse que parou de fumar.
Os pesquisadores descobriram que a prevalência do tabagismo diminui quanto maior o espaço verde. Da mesma forma, as taxas de parar de fumar aumentaram à medida que os espaços verdes aumentaram.
Especificamente, as pessoas que viviam em áreas com uma alta proporção de áreas verdes tinham 20% menos probabilidade de ser fumantes do que aquelas que viviam em locais menos verdejantes. Para aqueles que já haviam fumado, aqueles que viviam em bairros mais verdes tinham até 12% mais chances de parar de fumar com sucesso.
Os pesquisadores disseram que as descobertas foram as mesmas em todas as comunidades, independentemente do status socioeconômico.
“Este não é um efeito do status socioeconômico”, diz White. “Achamos que poderia ser que as pessoas mais ricas que viviam em áreas mais verdes também fumavam menos. Mas o efeito foi aplicável a todas as comunidades. Isso é fundamental para lidar com as desigualdades na saúde, é claro. ”
Os autores sugerem que as comunidades podem usar esses resultados para ajudar a reduzir o tabagismo, ampliando o acesso a espaços verdes.
White diz: “Se uma melhor manutenção dos parques e suporte para as pessoas usá-los puder ajudar a melhorar o humor e reduzir o desejo por substâncias que prejudicam a saúde do indivíduo e representam um grande fardo para a sociedade (especialmente em tempos de outros grandes desafios à saúde !) então isso tem que ser uma coisa boa, certo? ”
Publicidade
A deterioração do meio ambiente é provocada principalmente pela alta incidência de plástico. Oceanos não nos...
Localizados entre os municípios de Cruzeiro e Pirquete, no Vale do Paraíba, estado de São Paulo, mais de 10 mil...
Já reparou como muitas vezes temos comportamentos que prejudicam a natureza sem sequer perceber? É aquele lixo...
Um escritório de advocacia britânico acionou a Justiça do Equador para mover uma ação em nome do urso-de-óculos,...
Não há dúvidas de que, especialmente nas metrópoles, produzimos uma quantidade muito alta de lixo e ainda estamos...
Muito antes de se começar a falar em aquecimento global e poluição plástica nos oceanos, o estado indiano de Siquim...
Você já ouviu falar da The Nature Conservacy Brasil (TNC)? Essa organização não-governamental trabalha para...
Uma onça-parda voltou pra seu habitat, a natureza, após ser resgatada por bombeiros em Ituporanga, no Vale do...
Muitos já conhecem Kevin Richardson, vulgo “Encantador de leões” que, abandonando jaulas e correntes e se valendo...