Arte

Cores de Almodóvar: a força das cores na estética da obra do diretor espanhol

Vitor Paiva - 11/06/2021

Não é por acaso que na canção Esquadros, Adriana Calcanhoto se vale das tais “cores de Almodóvar” como uma espécie de filtro para ver o mundo: a obra do grande diretor espanhol Pedro Almodóvar parece ter em suas cores fortes e esparramadas pelas telas de cinema um de seus elementos mais marcantes – tanto quanto a sexualidade, a paixão, o drama, a música, a própria narrativa. Se a fotografia inconfundível de seus filmes faz com que cada quadro de cada obra pareça com uma pintura ou uma foto especial de um grande artista, isso se dá pela escolha das tonalidades que determinam a estética e a sentimentalidade de cada obra.

O diretor espanhol Pedro Almodóvar

O diretor espanhol Pedro Almodóvar

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Às cores se somam, ao longo da filmografia do diretor espanhol, seu apreço pela moda, pelas influências marcantes – como da pop art e do kitsch –, as direções de arte extravagantes e até mesmo os ângulos escolhidos para cada cena, como elementos importantes dentro da expressão final de um filme: tudo isso ajuda a determinar, sublinhar e elevar as cores de Almodóvar. A presença dessas cores fortes e explosivas – também conhecidas, em espanhol, como “chillones”, ou cores que “gritam” – se faz clara em toda sua obra, e por isso mergulhamos na filmografia de Almodóvar disponível no streaming do Telecine para selecionar três perfeitos e coloridos exemplos assinadas pelo diretor: os clássicos Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos, Tudo Sobre Minha Mãe e Fale Com Ela.    

Cores em cena em Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos

Cores em cena em Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos

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Em 1988, Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos foi o filme que levou Almodóvar ao reconhecimento internacional, ao contar a história de Pepa Marcos, uma mulher que, a partir do momento que é abandonada pelo amante, vê seu caminho se cruzar intensamente com a vida de outras mulheres. As cores em Mulheres ainda são quase tímidas perto da importância que tomariam na carreira do diretor dali em diante, mas o aspecto kitsch das na direção de arte, cenografia e fotografia marcam a obra com graça e força.

A estética kitsch no filme Mulheres à beira de um ataque de nervos

A estética kitsch é parte essencial do filme

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Quando  Tudo Sobre Minha Mãe foi lançado, em 1999, Almodóvar já era um dos gigantes da história do cinema, e a história de Manuela em busca do pai de seu filho para contar que o mesmo morreu em seu aniversário levou às telas a força do contraste em cores – principalmente entre o calor do vermelho, que parece significar a presença apaixonada da mãe, e a frieza do azul, que aponta simbolicamente para a ausência do pai na vida do filho Esteban. 

A paixão materna em vermelho em Tudo Sobre Minha Mãe

A paixão materna em vermelho em Tudo Sobre Minha Mãe

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Com Tudo Sobre Minha Mãe, Almodóvar viria a ganhar seu primeiro Oscar, de Melhor Filme Estrangeiro, e também o prêmio de Melhor Diretor no Festival de Cannes.

O azul em cena da peça que acontece dentro do filme

O azul em cena da peça que acontece dentro do filme

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Três anos depois, em 2002, a explosiva e controversa estética das touradas espanholas seria posta em radical contraste com a palidez dos hospitais em Fale Com Ela. No filme, a obsessiva trajetória do personagem Benigno, cuidando de Alicia após ela sofrer um acidente, se cruza com a de Marco, jornalista que também frequenta o hospital para cuidar de sua namorada, a toureira Lydia. A coreografia de Pina Bausch e a participação de Caetano Veloso cantando “Cucurucucu Paloma” abrilhantam ainda mais a estética da obra, que conquistaria o Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Estrangeira e o Oscar de Melhor Roteiro Original.

A atriz Rosario Flores em cena de Fale com Ela

A atriz Rosario Flores em cena de Fale com Ela

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As três películas citadas são exemplos precisos da força tanto das cores quanto das sentimentalidades e narrativas na filmografia de Almodóvar – e estão disponíveis para serem devidamente saboreadas no aplicativo de filmes do Telecine, assim como diversos outros trabalhos do prolífico gênio espanhol. Os filmes de Pedro Almodóvar disponíveis na plataforma podem ser acessados aqui, para uma explosiva viagem às intensidades – coloridas – de seus personagens. Vale lembrar que novos assinantes do serviço de streaming ganham os primeiros 30 dias de acesso. 

Almodóvar em 1988

Almodóvar em 1988 © Wikimedia Commons

 

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© fotos: divulgação/créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

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