Ciência

Eclipse solar que forma ‘anel de fogo’ no céu acontece na quinta

Redação Hypeness - 08/06/2021

A próxima data importante para os amantes da astronomia é quinta-feira (10), às 5h12 (horário de Brasília). Haverá um eclipse, com duração de cerca de 3 minutos e 51 segundos, que formará um “anel de fogo” no céu. Demais, né? 

O que se espera é que a Lua fique perfeitamente alinhada entre o Sol e a Terra, provocando um eclipse um pouco mais distante da órbita do planeta. Portanto, o fenômeno não cobrirá o Sol completamente e deixará alguns raios escaparem pelas bordas. Forma-se então um “anel de fogo”.

– Asteroide que passará pela Terra atende requisitos para ser ‘potencialmente perigoso’

– Meteorito cai em garagem na Inglaterra e pode ajudar a explicar a origem do Sistema Solar

O último “anel de fogo” aconteceu em 2019 e pôde ser observado da Ásia – acima, visto da Indonésia

Infelizmente, o fenômeno não poderá ser visto em território brasileiro – apenas no céu do norte do Canadá, Rússia e Groenlândia, além de partes dos Estados Unidos, Europa e Ásia, que terão tal privilégio. Mas, sites de fanáticos por astronomia irão exibir o evento, é claro. 

– Brasileiros auxiliaram busca por exoplaneta a 250 anos-luz da Terra com ajuda de dados da NASA

Não é todo dia que se presencia um eclipse solar. Estamos iniciando o segundo semestre e este ainda será o primeiro do ano e o único anular do ano. O próximo eclipse solar total acontecerá somente em 4 de dezembro. Já o próximo eclipse anular que poderá ser visto do Brasil, apenas em 2023.

Lembrando que, para aqueles que poderão assistir ao eclipse de um desses lugares, é importante usar óculos especiais para evitar danos oculares.

Publicidade

Foto: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.