Debate

El Salvador avança para se tornar 1º país a aceitar criptomoedas

Redação Hypeness - 15/06/2021

El Salvador pode se tornar o primeiro país a reconhecer transações em Bitcoin (BTC) de forma oficial. O anúncio foi feito pelo presidente Nayib Bukele  e pode mudar drasticamente a forma como o bitcoin é utilizado e como os governos do mundo podem lidar com as criptomoedas.

Presidente salvadorenho tem esse jeitão aí; nem parece que fechou a Suprema Corte. Bukele dá todos os passos para iniciar longa ditadura em El Salvador

A economia salvadorenha é muito dependente de reservas que vem do exterior. Por se tratar de um país cuja principal moeda é o dólar americano, uma forma inteligente de driblar a dependência de instituições financeiras americanas e agilizar o processo envolvendo as transações internacionais seria justamente a adoção de criptomoedas.

Além disso, 70% da população do país não é bancarizada. Portanto, a adoção massiva do bitcoin  poderia se tornar uma alternativa viável para que essa parcela da sociedade salvadorenha adote serviços financeiros e não viva dependendo do papel-moeda estadunidense.

A medida deve passar com facilidade pelo congresso de El Salvador, dominado por apoiadores de Bukele, e não deve enfrentar problemas jurídicos, tendo em vista que o ‘presidente millenial’ destituiu a Suprema Corte recentemente.

– Bitcoin valoriza mais de 400% em 1 ano e se consolida como opção para diversificar negociações

O presidente acredita que a medida pode trazer um aumento de 25% no PIB salvadorenho, trazer milhares de empregos e outros benefícios para a economia do pequeno país na América Central. Com 2 milhões de salvadorenhos vivendo no exterior e enviando mais de 4 bilhões de dólares todos os anos pro país, a economia do país daria um estalo e se aceleraria rapidamente.

“Grande parte da economia em desenvolvimento de El Salvador é baseada em remessas do exterior e a mudança para uma moeda digital pode permitir que os membros da família evitem as altas taxas cobradas no envio de dinheiro para casa todos os meses”, explica Will Grant, correspondente da BBC no México.

Existem algumas limitações, é claro, para que o sistema funcione. Alguns especialistas acreditam que o bitcoin não possa ser utilizado nessa escala e que o Bitcoincash ou outras criptomoedas seriam mais realísticas para transações quotidianas a nível nacional.

– Serra Leoa vai ser o primeiro país a usar blockchain nas eleições

Outro problema é a instabilidade monetária natural dos ativos digitais, geralmente flotáveis e sensíveis à exasperação do mercado, como recentemente observado no Dogecoin e no próprio Bitcoin. Além disso, a utilização de carteiras para facilitação dessas transações em cripto pode viabilizar novos oligopólios financeiros no país.

A medida de Bukele pode ser um modelo de sucesso ou um total fracasso. Mas ela não será implantada amanhã. O sistema fiscal e financeiro de El Salvador precisa ser profundamente remontado para abarcar essa inovação e, podem ter calma, porque o mais novo ditador latino-americano vai ter um bom tempo no poder para alcançar seu sonho criptofinanceiro.

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
‘Para de ficar postando coisa de gente preta e gay’, diz pregadora durante fala em igreja