Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Na busca por materiais que possam substituir o plástico, toda ajuda é bem-vinda: até mesmo das aranhas. Nessa cruzada fundamentais para o ambientalismo e a ciência atual na busca de se construir um futuro melhor, mais verde, menos poluído e poluente – e, assim, possível, pesquisadores da Universidade de Cambridge foram buscar “dicas” na forma com que as aranhas criam a seda de suas teias, um dos materiais mais resistentes e versáteis da natureza.
O novo material demonstrou versatilidade e resistência
-Música das aranhas: experimento transforma fios das teias em instrumentos musicais
Assim nasceu o “Vegan Spider Silk”, ou “seda vegana de aranha”, um substituto perfeito para o plástico descartável que é normalmente utilizado somente uma vez, como das embalagens. A pesquisa, liderada pelo professor Tuomas Knowles, do Departamento de Química de Cambridge, começou estudando os diversos comportamentos das proteínas, e se interessou especialmente em compreender de que forma as teias de aranhas se tornam tão resistentes – a partir de tal estudo, decidiram “imitar” a estrutura da seda aracnídea, utilizando, porém, matéria-prima sustentável e sem origem animal no lugar.
As primeiras imagens do material publicadas no estudo
-Plástico para alimentos feito com algas é criação da América do Sul
A Vegan Spider Silk utiiza a proteína da soja isolada para mimetizar em nível molecular a robusta estrutura da seda da aranha – o resultado não só é vegano como sua composição simples permite que a produção seja facilmente escalonada ao nível industrial. “Como todas as proteínas são feitas de cadeias polipeptídicas, sob as condições certas, podemos fazer com que as das plantas se automontem como a seda da aranha”, afirmou Knowles, que assina a pesquisa ao lado do Dr. Marc Rodriguez Garcia, também ligado à universidade inglesa.
O material pode ser usado para feitura das tão poluentes embalagens
-Ciência desenvolve plástico que se recicla ‘eternamente’
“No caso da aranha, a proteína da seda é dissolvida em uma solução aquosa, que, então, se reúne em uma fibra extremamente forte por meio de um processo de fiação que requer muito pouca energia”, concluiu o professor. O material desenvolvido não só é resistente como o plástico que tanto se utiliza hoje, como também é à prova de água, pode ser trabalhado com tintas e outras impressões sobre sua superfície, e pode ser utilizado em compostagens caseiras sem qualquer preparo especial ou alteração necessária. Importante lembrar que nenhuma aranha foi de fato utilizada para a pesquisa
A Vegan Spider Silk de Cambridge pode ser produzida em escala industrial
-Empreendedor produz plástico biodegradável feito a partir de tapioca
A seda vegana de aranha será comercializada pela Xampla, uma empresa ligada à Universidade de Cambrige chefiada por Garcia e especializada no desenvolvimento de substitutos para os plásticos descartáveis de uso único e para microplásticos, e o resultado das pesquisas e do desenvolvimento foram publicados na revista Nature Communications, como prova de que abandonar um material tão poluente quanto o plástico é cada vez mais uma simples questão de vontade política e compromisso ecológico entre empresários, as nações e suas lideranças.
A composição foi inspirada na estrutura molecular das teias de aranha
Publicidade
Basta dar uma caminhada por qualquer shopping ou uma navegadas por sites na internet para encontrar todos os tipos de...
Bandas, palco, iluminação, segurança e limpeza. Para bancar tudo isso na noite de Ano-Novo, o prefeito da cidade de...
Tem gente que acha fazer exercícios como correr na esteira ou pedalas na bicicleta ergométrica chatos. Sem sair do...
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a Anjo Tintas, de Criciúma, desenvolveram um verniz...
A ONG americana Be The Match arrumou uma maneira original para encontrar doadores de medula óssea entre pessoas na...
Parece até que erramos o título do post, mas é isso mesmo. Pelo menos é o que os designers turcos Caghan Engin...
É um passo importante rumo à criação de uma solução que possa evitar a transmissão do HIV, o vírus responsável...
Aos 16 anos, Utkarsh Tandon, um garoto indiano que vive em Cupertino, Califórnia, inventou algo incrível. Para um...
A produção e venda de carnes vem se transformando, e estima-se que até 2029 aproximadamente 10% desse mercado seja...