Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Juliane Ferraz, mulher negra de 24 anos, foi acusada de roubar um vestido que era dela. O caso de racismo tipicamente brasileiro aconteceu na loja Leader, do Norte Shopping, zona norte do Rio de Janeiro.
A empresária acusa a Leader de calúnia e falsa acusação de roubo. Juliane disse ter sido abordada por um funcionário da loja depois de comparar um vestido que gostaria de comprar para a sobrinha.
“Eu fui lá ver um vestido para minha enteada. Como eu tinha levado um vestidinho de casa para medir o tamanho dela, porque sempre confundo, eu peguei o vestido que estava na minha bolsa, olhei e comparei com o vestido da arara. Eu vi que não cabia, devolvi o vestido e ainda tive o cuidado de levantar minha bolsa bem no alto, pra câmera gravar bem eu devolvendo o vestido”, escreveu nas redes sociais.
Ainda sobre racismo: Racismo: homem negro compra sapato, é acusado de roubo e apanha em shopping
O racismo não deixou Juliane em paz
Leia também: Empresas demitem jovens que fizeram instrutor de surfe provar ser dono de bicicleta
Juliane revela que foi surpreendida, depois de sair de outra loja em busca do vestido da sobrinha, ao ser abordada pelo supervisor da Leader e um segurança do shopping. Meio que uma reação automática contra o constrangimento provocado pelo racismo, ela disse ter aberto a bolsa na hora para provar que não tinha roubado nada.
“Eu abri a bolsa e mostrei que o único vestido que eu tinha colocado na bolsa era o meu próprio vestido, que era listrado e colorido. E ele falou que eu tinha pego sim esse vestido branco e, que de repente, eu esqueci de pagar”, narra.
O constrangimento de Jiliane não para por aí. A empresária de 24 anos teve que assistir ao conteúdo da filmagem acompanhada de um segurança do Norte Shopping. “Ele falou que estava filmado e nós fomos ver. Fomos caminhando, tinha um segurança do shopping e, chegando perto da praça de alimentação, ele veio me mostrar o vídeo”.
Registro da ocorrência feita por Juliane
Ela continua, ainda sobre o vídeo, “mostra claramente que eu peguei esse vestido, comparei com o meu e devolvi o meu para a sacola. Ele falou ‘é, realmente, desculpa’. Só que nesse momento o shopping inteiro já estava olhando pra mim”.
“Eu falei que não aceitava as desculpas dele e ele falou ‘realmente, eu fui despreparado na hora que te abordei”, disse Juliana, que denunciou o caso de racismo na 23ª DP como calúnia. O assunto está com o Juizado Especial Criminal (Jecrim). A Leader informou a demissão do fiscal.
“Nosso diretor de atendimento já procurou a cliente para oferecer nossa solidariedade e tudo o que for preciso. Já estamos reforçando nossas providências práticas para que situações assim não se repitam. A Leader não aprova atitudes dessa natureza”, diz a Leader em nota.
O caso vivido por Juliane Ferraz está longe de ser isolado. O racismo persegue negros e negras constantemente no Brasil. Matheus Ribeiro estava esperando a namorada na frente de um shopping no Leblon, bairro de gente rica da zona sul do Rio de Janeiro, quando foi abordado por um casal de jovens racistas o acusando de ter roubado uma bicicleta elétrica.
O detalhe é que a bicicleta elétrica era de Matheus, que estava montado nela quando o casal se aproximou. O instrutor de surfe gravou a ação dos jovens brancos e postou as imagens nas redes sociais.
O casal racista que acusou Matheus falsamente de roubo
“Esses filhos da puta não aguentam nos ver com nada, no mesmo lugar que eles?! Piorou! Eu não era alguém pedindo esmola ou vendendo jujuba… Um preto numa bike elétrica?! No Leblon???! Aaah só podia ser, eu acabei de perder a minha, foi ele… “, disse.
O casal autor de um espetáculo racista contra o jovem negro perdeu o emprego. Os jovens foram demitidos das empresas onde trabalhavam depois que um vídeo protagonizado por eles viralizou nas redes sociais.
O homem era designer da marca Papel Craft, que confirmou a demissão ao jornal O Globo, mas não tratou publicamente do assunto. A Espaço Vibre usou o perfil nas redes sociais para confirmar o desligamento da professora.
Publicidade
O Tinder revolucionou a maneira com a que as pessoas se relacionam não é mesmo? Se antes era preciso jogar um charme...
A cidade de Teresópolis, na região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, anunciou a primeira fase do seu lockdown: a...
O Brasil é um dos países mais violentos do mundo, pelo menos é o que comprova levantamento feito pela organização...
Luís Fernandes Júnior — homem negro acusado de roubar uma mochila que ele havia, na verdade, comprado — vai...
Jamie Oliver disse ter encontrado uma forma eficaz de vigiar os filhos. O chef de cozinha britânico encontrou na...
Tem gente que parece ter dificuldade de perceber quando está envolvida em um relacionamento abusivo. Muitas vezes,...
O beijo de uma menina de 12 anos viralizou nas redes sociais. Isso porque o seu namorado, Pietro, é maior de idade,...
O assunto religião é polêmico, extenso e continua sendo motivo de guerras até hoje. Porém, se a escolha religiosa...
Ao mesmo tempo em que se coloca como um espaço de emancipação da mulher, a música também reflete práticas sociais...