Debate

Equipamento para perda de peso limita abertura da boca e pode causar asfixia, diz especialista

Redação Hypeness - 30/06/2021

Pesquisadores neozelandeses e do Reino Unido desenvolveram um aparelho para perda de peso que limita a abertura da boca. Segundo os cientistas, o equipamento pode causar asfixia e alguns especialistas avaliam que se trata de um instrumento de tortura.

– A denúncia de Thais Carla contra nutricionista representa muitas vítimas da gordofobia 

O DentalSlim Diet Control é um aparelho magnético que permite que a boca abra apenas dois milímetros. Segundo os pesquisadores, o aparelho deveria ser utilizado por pessoas obesas que precisam perder peso rapidamente para cirurgias.

Equipamento foi considerado similar a aparelho de tortura por forçar dieta líquida a pessoas obesas

Os estudos mostram que em caso de vômito e outras obstruções da boca, o aparelho pode causar asfixia grave em seus utilizadores.

– Editora que só publica mulheres lança livros que combatem gordofobia

A pesquisa mostrou também que os pacientes que utilizaram o produto e adotaram a dieta líquida – intuito do aparelho – emagreceram, em média, quase sete quilos após o uso. Entretanto, o equipamento está sendo criticado por incentivar dietas líquidas, que não trazem uma relação positiva com a comida, além de seus riscos fatais para a saúde das pessoas.

Segundo os defensores do aparelho, o paciente teria um botão que desativaria o equipamento e permitiria a abertura da boca em situações extremas como ataques de pânico ou vômito.

– Padrões de beleza: as consequências graves da busca por um corpo idealizado 

“Na minha opinião, o dispositivo proposto no estudo desumaniza as pessoas gordas e é praticamente uma forma de tortura”, afirma Fernanda Imamura, nutricionista especializada em transtornos alimentares pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), ao G1. “Estimular dietas líquidas promove uma relação ruim com a comida, pois é uma forma de restrição alimentar muito intensa e pode ser gatilho para o desenvolvimento de transtornos alimentares”, completou.

Publicidade

Fotos: Universidade de Otago


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.