Debate

‘Essa bicicleta é minha’: racismo no caminho de jovem negro no Dia dos Namorados

Redação Hypeness - 14/06/2021

O professor de surfe Matheus Ribeiro aguardava sua namorada na frente de um shopping no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro, em sua bicicleta elétrica. Tudo caminhava para um romântico passeio no Dia dos Namorados, quando ele foi abordado por dois jovens brancos que o acusaram de ter roubado a bicicleta, sem qualquer prova.

– Vereador é preso pela polícia em Curitiba enquanto joga basquete e cita racismo

Racismo no Brasil é assim: para brancos, um negro não pode estar de bicicleta no Leblon

Racismo 

Exatamente isso: um casal de brancos afirmou ter um bicicleta similar a que havia sido roubada naquele mesmo dia. E o indagaram, dizendo que Matheus havia roubada o veículo, mesmo com ele exibindo fotos da bicicleta meses antes e possuir  a chave do cadeado da bike.

– iPhone tem atalho que pode combater violência policial: ‘Ei Siri, tô tomando um enquadro’

Matheus gravou a ação dos jovens brancos e postou as imagens nas redes sociais. “Esses filhos da puta não aguentam nos ver com nada, no mesmo lugar que eles?! Piorou! Eu não era alguém pedindo esmola ou vendendo jujuba… Um preto numa bike elétrica?! No Leblon???! Aaah só podia ser, eu acabei de perder a minha, foi ele… “, disse.

Veja o vídeo:

– Racismo algorítmico: o que é e quais são os impactos da discriminação racial na tecnologia

“Então eu quero que todos vão se foder, quem pensa igual, quem acha que é mimimi, mas principalmente quem não vê maldade em situações como essa. Isso não foi um desespero de quem foi furtado, isso o é o desespero do racista quando vê a gente perto. Ela não tem ideia de quem levou sua bicicleta, mas a primeira coisa que vem a sua cabeça é que algum neguinho levou”, completou Matheus.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Idoso aceita nota falsa de R$ 420 e devolve R$ 320 de troco a golpista