Gastronomia

Essa receita de bolo vegano sem açúcar nem farinha de trigo é apenas maravilhosa

Vitor Paiva - 14/06/2021

Um bolo delicioso já não é mais necessariamente sinônimo de uma imensa quantidade de calorias e gordura – e, principalmente, de produtos de origem animal: uma receita incrível ensina a preparar um precioso bolo vegano, que ainda reaproveita bananas que poderiam acabar no lixo em desperdício. Sem utilizar farinha de trigo nem açúcar e devidamente adoçado ao mais delicioso sabor por bananas maduras conservadas no congelador, a receita compartilhada originalmente no site Ciclo Vivo é ainda finalizada com aveia, uvas passas, castanhas – para aprontar assim o mais incrível bolo fit vegano.

Banana escurecida

As bananas escurecidas e maduras podem ser congeladas para não irem ao lixo – e serem utilizadas em diversas receitas

-‘Bananapocalipse’: a banana como a conhecemos está caminhando para a extinção

Guardar as bananas super maduras, já escurecidas e excessivamente moles, no congelador é a perfeita solução para combater o desperdício da fruta – que resiste mais 6 meses congelada, e pode ser ingrediente de outros tantos pratos doces. Para facilitar o preparo do bolo, recomenda-se que se retire as bananas do freezer uma hora antes, a fim de tornar o batimento no liquidificador mais fácil. O preparo do bolo vegano e fitness é fácil e não exige maiores conhecimentos – muito mais fácil, porém, é seu consumo, em um resultado abundante de sabor e escasso somente em males para nossa saúde.

Bolo da Ike Natural

O resultado final da Ike Natural, mostrado pelo Ciclo Vivo © Ike Natural

Ingredientes:

5 bananas nanicas super maduras

3 colheres de sopa de linhaça dourada

1 xícara e meia de flocos de aveia

1 xícara de uvas passas

5 damascos picados em cubinhos

50 g de castanhas do Pará picadas grosseiramente

50g de cranberries desidratados

3 g de psyllium

1 colher de café de canela

1 colher de sopa de fermento em pó

½ xícara de óleo de girassol

1 colher de sopa de vinagre de maçã

20 gotas de essência de baunilha

½ xícara de leite de soja

Castanhas e passas

Castanhas e passas decoram e dão sabor ao bolo

-Esta confeiteira cria bolos hiper realistas que vão bugar sua mente

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes líquidos somados à banana e à linhaça no liquidificador até a mistura se tornar um creme. Em outra tigela, misture as frutas secas com as castanhas. Misture dois terços da mistura de frutas secas e castanhas com a canela, a aveia, o fermento e o psyllium, e adicione o creme do liquidificador a essa mistura com uma espátula até um resultado uniforme.

Liquidificador com banana e leite de soja

A receita é preparada somente no liquidificador e no forno – sem farinha nem açucar

-Veganismo antirracista: receitas baratas e acessíveis por Luciene santos, a Sapa Vegana

Espalhe a massa em uma forma retangular untada com óleo. Após espalhar a mistura uniformemente pela massa, e cubra com o restante das castanhas e frutas secas. Leve ao forno por cerca de 90 minutos a 180 graus – e pronto: depois é só saborear sem culpa. A receita publicada pelo site Ciclo Vivo é baseada no bolo fitness vegano da marca Ike Natural.

Publicidade

© fotos: Getty Images/créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.