Ciência

Estudo aponta desenvolvimento de 6º sentido em apenas 10 semanas

Redação Hypeness - 08/06/2021 | Atualizada em - 10/06/2021

Que baleias e morcegos têm a capacidade de se guiar pelos sons, a gente já sabe. Mas cientistas do Reino Unido acreditam que os seres humanos também são capazes de desenvolver habilidades de ecolocalização. Esse seria o sexto sentido humano, ao lado de olfato, paladar, tato, visão e audição. 

Vida marinha está ameaçada com aumento de ruído nos oceanos; entenda

A psicóloga Lore Thaler liderou um grupo de cientistas para investigar essa hipótese. Ao todo, 26 pessoas, entre 21 e 79 anos, participaram do experimento, sendo que 12 delas eram cegas desde a infância e outras 14 tinham 100% de visão. Todas elas participaram de um treinamento que durou 10 semanas para desenvolver habilidades de ecolocalização. 

Além desse grupo, havia outras sete pessoas que já estavam acostumadas a usar ecolocalização no dia a dia há pelo menos dez anos. Elas participaram da pesquisa como parte do grupo de controle. 

Espécie nova de baleia é descoberta na costa mexicana

Os pesquisadores então testaram os voluntários para ver se eles conseguiriam estimar o tamanho e o local exato de um objeto sem enxergá-lo. Ou, ainda, conseguir encontrar um caminho sem ter qualquer visão dele. 

Quando o período de testes passou, os cientistas perceberam que mesmo aquelas pessoas que nunca tinham treinado habilidades de ecolocalização tiveram uma performance impressionante. 

A baleia mais solitária do mundo não tem família, não pertence a um grupo, nunca teve um parceiro

Algumas dessas pessoas se saíram tão bem quanto as que já estavam acostumadas com a habilidade. Entre os participantes cegos, 83% disseram que, após o treinamento, se sentiam mais independentes. 

O que nos fez explorar isso, em primeiro lugar, foi que é uma habilidade tão fascinante e que tem um grande potencial para ajudar pessoas cegas e para investigar a neuroplasticidade em um nível mais geral”, afirmou a Dra. Lore, em entrevista ao “Gizmodo”.

Publicidade

Fotos: Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.