Criatividade

Ethan Hawke falando da importância da criatividade vai fazer você repensar sua vida

Redação Hypeness - 11/06/2021 | Atualizada em - 15/06/2021

O presente não tem sido muito bacana com a gente – talvez uma resposta ao que temos feito com o mundo, talvez o curso de um toma lá dá cá da natureza. Mas o que nos salva (ou poderia nos dar essa sobrevida necessária à vida) é a criatividade. O TEDx sobre a importância de sair da caixa, do ator Ethan Hawke, traz inspiração suficiente para você repensar sua vida.

Se você está lutando para encontrar maneiras de expressar sua criatividade – ou mesmo tentando encontrar alguma criatividade para expressar, alguns desses conselhos podem vir em boa hora. No vídeo, Ethan examina como a expressão corajosa promove a cura e a conexão, e o convida a descobrir sua própria ousadia na criatividade. “Não há caminho até que você o percorra”, diz ele.

Quando você é jovem, a criatividade floresce e não é impedida pelas barreiras colocadas pela experiência de vida. A imaginação de uma criança é quase livre das leis da lógica. É o que os torna tão agradáveis de observar, e provavelmente por que existem tantos sites dedicados a falar de coisas malucas que as crianças dizem ou fazem. Eles não estão preocupados com o que as pessoas vão pensar, se estão certas ou erradas. Eles estão apenas se divertindo da única maneira que sabem.

Ethan começa falando sobre o poeta Allen Ginsberg em um episódio em que ele foi a um programa de televisão e cantou uma música de Hari Krishna tocando harmônica. Todos pensaram que ele era um idiota, mas ele mesmo disse que era seu trabalho. Isso de tirar as pessoas da zona de conforto, da rotina padrão. Estarem na cama pensando nas bobagem que ele fez em vez de simplesmente ficas inerte olhando para a tela.

Isso muito libertador porque acho que a maioria de nós realmente quer oferecer ao mundo algo de qualidade, algo que o mundo considere bom ou importante. E esse é realmente o inimigo, porque não depende de nós se o que fazemos é bom. E se a história nos ensinou alguma coisa, o mundo é um crítico pouco confiável

Você acha que a criatividade humana é importante?

Como criadores, pode ser difícil recapturar a imaginação de sua juventude, mas, como sugere Hawke, é importante se dar permissão para ser criativo. Para iniciar um diálogo com aqueles ao seu redor que abre a porta para fazer algo diferente.

Ser criativo é mais do que apenas brainstorming, é uma maneira de nos conectarmos. Como diz o ator: “Você precisa se expressar. E para se expressar, você precisa se conhecer.”

Voltando à poesia. Realmente, pode parecer uma bobagem. As pessoas têm suas vidas, afinal. Mas daí algo inesperado acontece. De uma grande perda a um grande amor. E falta sentido na vida. “E é aí que a arte não é um luxo. Na verdade, é o sustento. Nos precisamos disto. Ok, o que é? A criatividade humana é a natureza manifestada em nós”.

Ethen cita a história de sua bisavó, que em seu leito de morte decidiu escrever uma pequena autobiografia. Os escritos somam 36 páginas, mas ela dedicou 5 delas à única vez em que fez fantasias para uma peça.

“Seu primeiro marido recebeu como um parágrafo. O cultivo do algodão, que ela fez por cinquenta anos, é apenas mencionado, mas tem cinco páginas sobre como fazer esses trajes. E eu olha, minha mãe me deu uma de suas colchas que ela fez e você pode sentir isso. Ela estava se expressando. E tem um poder real”, conta.

Ele fala ainda sobre como o tempo da nossa vida é tão curto e como é importante gastarmos com o que é importante para nós. “Uma coisa que me preocupa quando falamos sobre criatividade, porque pode ter esse tipo de sensação de que é simplesmente bom, sabe, é aconchegante ou é algo agradável. Não é. É vital. É a maneira como curamos uns aos outros”.

Ao cantar nossa música e contar nossa história e convidá-lo a dizer, ei, ouça-me e eu ouvirei você, estamos iniciando um diálogo. E quando você faz isso, essa cura acontece e saímos de nossos cantos e começamos a testemunhar a humanidade comum uns dos outros. E quando fazemos isso, coisas realmente boas acontecem. Então, se você quer ajudar sua comunidade, se você quer ajudar sua família, se você quer ajudar seus amigos, você tem que se expressar e se expressar, você tem que se conhecer

Assista ao vídeo completo:

Publicidade

Foto: Reprodução
Ilustras: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.