Debate

Festa de aniversário em ala covid é alvo de investigação no Rio Grande do Norte

Redação Hypeness - 11/06/2021

Soprar velinhas de aniversário em um bolo era algo comum antes da pandemia do coronavírus. E, hoje, pode ser impensável para algumas pessoas. Mas não todas… 

Uma “festa de aniversário”, que aconteceu no último final de semana em uma ala covid de Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Mossoró, no oeste do Rio Grande do Norte, está sendo investigada pela Secretaria de Saúde da cidade. 

– Covid: ‘festa que virou suicídio’, diz mãe sobre filho intubado com vírus

– Covid: Culto lota quadra da Grande Rio e pastor diz que medidas sanitárias foram cumpridas

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, um paciente que usa um respirador, muito provavelmente internado com covid-19, aparece segurando um bolo de aniversário com velas acesas. Ao redor dele, muitas pessoas se aglomeram, incluindo enfermeiras, para cantar parabéns. 

– Covid: Brasil pode fabricar variantes em massa com vacinação sem lockdown, dizem cientistas

É possível notar outros pacientes em macas em outras salas. Na gravação, uma enfermeira chega a retirar o respirar do aniversariante para que ele possa soprar as velinhas e diz que vai distribuir pedaços do bolo no setor – em outras palavras, distribuir a contaminação do vírus. Havia também o risco de incêndio, com velas acesas perto de equipamentos de oxigênio.

Segundo a Secretaria da Saúde de Mossoró, o paciente foi transferido para o Hospital São Luiz, para casos mais graves da covid

– Criança de 13 anos morre de covid-19 após contrair doença durante volta às aulas

“A Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró tem clareza de que a conduta mostrada nas imagens não condiz com os protocolos de biossegurança de enfrentamento à Covid-19 amplamente adotados”, esclarece a pasta, em nota enviada para o UOL.

Publicidade

Foto: Reprodução/Twitter


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.