Debate

Funcionários de zoológicos revelam segredos sinistros sobre o comportamento dos animais atrás das grades

Vitor Paiva - 02/06/2021

Um post no Reddit reuniu uma série de relatos de funcionários de zoológicos pelo mundo dividindo causos e histórias que retratam com franqueza gráfica e inclemência transparente alguns comportamentos dos animais aprisionados atrás das grades nos parques. Parte das histórias e dos comportamentos parece movida pelo impacto da crueldade dos próprios zoológicos sobre os animais, e parte retrata também o quanto a natureza pode ser cruel e impiedosa. Os relatos reunidos no post viralizaram, revelando algumas cenas perturbadoras sobre os animais aprisionados hoje.

Macaco em zoológico

Zoológicos cada vez mais são fechados pelo mundo © Getty Images

-Lei proíbe novos zoológicos e aquários em SP e prevê devolução de animais à natureza

Atualmente é internacional a campanha pelo fechamento ou a mudança radical dos zoológicos no mundo, em um tema delicado e de engenharia complexa equivalente aos constantes relatos de maus-tratos e malefícios provocados sobre os animais nos parques. Segundo matéria do site Bored Panda, atualmente estima-se que cerca de 1 milhão de animais vertebrados vivam nos mais de 10 mil zoológicos que funcionam pelo mundo, recebendo cerca de 600 milhões de visitantes anualmente. No momento dessa publicação, o post no Reddit tinha mais de 13 mil comentários e 53 mil compartilhamentos.

-Visitantes de zoológico ferem crocodilo com pedras para ‘saber se ele era real’

“Quando eu trabalhava em um zoológico, tinha um camelo que achava hilário ‘empurrar’ as pessoas para as cercas elétricas. Quando íamos limpar o fosso ao redor de onde ele vivia, ele gostava de enganchar as pessoas com o pescoço com força suficiente para que a pessoa levasse um choque”

Camelo

Os camelos protagonizam diversas histórias entre os relatos

“Nós fechamos a visitação aos babuínos pois uma fêmea havia tido um aborto e o grupo estaria ‘de luto’. A verdade é que os animais estavam atirando as partes do cadáver do bebê e não havia nada que pudéssemos fazer”

Babuíno

Os babuínos podem ser especialmente agressivos

“O animal mais perigoso no caso de uma fuga não é, como muitos podem pensar, o leão, o tigre ou outros grandes carnívoros: é o chimpanzé. Esses animais podem arrancar seus braços e te surrar até a morte em um segundo”

Chimpanzé

Segundo o relato, a simpatia dos chimpanzés pode se transformar em violência

-Haverá zoológicos no futuro? Concurso de arquitetura repensa conceito com foco no bem estar animal

“O zoológico era dentro de um grande parque, e muitos animais selvagens vagavam livremente pelo parque o dia todo. Em um dia, um grande cervo foi parar na área dos leões. Um felino adolescente em 30 segundos capturou e rasgou o cervo em pedaços, na frente de dezenas de adultos horrorizados e crianças aos prantos. Eu me senti mal pelas pessoas, mas era o ciclo da vida”

leão

Não é surpresa que um grande felino como o leão pode ser especialmente “selvagem”

“O animal menos assustador era o guepardo. Eles ficavam tranquilos ignorando a tudo se estivessem alimentados – o mais assustador pra mim eram as girafas. Quando entrávamos no espaço das girafas elas tentavam acertar os funcionários balançando a cabeça por maldade. Era preciso cuidado”

Guepardo

O cuidador do relato tinha mais medo de girafas do que de guepardos como o da foto

“Nossos leões gostavam de urinar nos visitantes que se aproximavam demais. Era sempre engraçado de ver, mas não tanto para cheirar”.

leão

Diz-se que a urina de um leão é tão mais fedorenta que a de um gato quanto um leão é maior que um gatinho

“Os camelos irão cuspir em quem os irritar, e não é saliva. Você realmente não quer irritar camelos se tiver qualquer plano para o resto da semana”

Camelo

Os camelos também se tornaram famosos nas redes pelos vídeos deles cuspindo em visitantes

-Depois de 140 anos de funcionamento e muito polêmica, zoológico de Buenos Aires fecha as portas

“O zoológico em que eu trabalhava um dia afirmou que seu famoso tigre branco havia morrido de ‘causas naturais’. Trabalhando lá anos depois um dos cuidadores afirmou que em verdade havia um problema na cerca elétrica e que o zoológico se recusou a pagar para arrumar o problema, e o animal foi eletrocutado semanas depois. É um segredo até hoje”

tigre branco

A morte do tigre branco foi mantida em segredo pelo zoológico

“Animais que morrem no zoológico são muitas vezes utilizados como alimento para os carnívoros”

tigre

Os grandes felinos consomem quilos de carne diariamente

Papagaios esperam alguém olhar pra cima, para eles, na hora de defecar. Eles têm uma boa mira: é assim que alguém acaba com cocô na boca. Não olhe pra cima”

Papagaio

Para algumas pessoas receber cocô de um pássaro pode ser sinal de sorte

Publicidade

© fotos: Bored Panda/créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.