Sustentabilidade

Glifosato, veneno do agrotóxico, está associado à morte de 503 crianças ano no Brasil

Redação Hypeness - 02/06/2021

Um levantamento de dados das universidades Princeton, da FGV (Fundação Getulio Vargas) e Insper mostrou que a disseminação do glifosato utilizado no cultivo de soja transgênica pode estar relacionado à morte de 503 crianças todos os anos no Brasil.

– Colômbia vai despejar glifosato em plantações de coca para controlar tráfico

O estudo encontrou uma correlação entre o aumento do uso de glifosato em lavouras de soja e as cidades que recebem as águas contaminadas pelo veneno. Segundo a pesquisa, um aumento de 5% na mortalidade infantil foi encontrado nas cidades que se abastecem com águas com esse defensivo agrícola. A pesquisa considerou dados de municípios do Sul e do Centro-Oeste do Brasil. Isso represente 503 crianças mortas por ano no país por conta do uso do agrotóxico.

Agrotóxicos são amplamente utilizados no Brasil e proibidos no primeiro mundo, que fabrica e vende para nós os defensivos agrícolas

“Há uma preocupação muito grande quanto aos efeitos dos herbicidas sobre populações que não são diretamente envolvidas com a agricultura, que não estão diretamente expostas aos agrotóxicos”, observa Rodrigo Soares, professor titular da Cátedra Fundação Lemann do Insper, à BBC.

– Glifosato na cerveja e no vinho: agrotóxico cancerígeno está por toda parte

“Nosso artigo é um dos primeiros a mostrar de forma crível que isso deve ser de fato uma preocupação, ao demonstrar a contaminação através dos cursos de água em áreas distantes das áreas de uso, de uma maneira que nunca havida sido feita anteriormente”, diz.

A Associação Brasileira dos Produtores de Soja defendeu o uso do agrotóxico e afirma que ele é seguro. “As autoridades regulatórias no Brasil, na Europa, nos EUA e em todo o mundo revisaram esses estudos e concluíram que o glifosato não representa risco para o desenvolvimento humano ou reprodução humana”, afirmou em nota.

– Alemanha vai banir o glifosato em 3 anos para salvar abelhas

Entretanto, estudos comprovam a relação entre o glifosato e a doença celíaca, além de indícios de que a substância está relacionado ao câncer e ao Alzheimer. A Monsanto, empresa da Bayer no ramo da agricultura, afirma que o estudo é ‘mal embasado’.

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
5 frutas típicas da Mata Atlântica brasileira atualmente ameaçadas de extinção