Diversidade

Homem trans celebra dispensa do Exército aos 33 anos: ‘Tenho direitos’

Redação Hypeness - 29/06/2021

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ teve muito a ser celebrado para Rodrigo Bryan da Silva. Homem trans, ele realizou o sonho de conseguir o documento de reservista, entregue a pessoas que são dispensadas de servir o Exército. 

O momento, conforme mostrou reportagem do Catraca Livre, se tornou um marco na vida do rapaz de 33 anos, que se tornou o primeiro do Norte de Minas Gerais a conseguir a carteirinha de reservista. 

“Não que esse documento me faça mais homem ou menos homem, porém como homem trans, tenho direitos. Sem a documentação, eu não poderia ser contratado por órgãos públicos, ou mesmo ser aprovado em concursos públicos. Não poderia tirar passaporte, nem regularizar documentação para empregos formais”, disse ao Catraca Livre, ressaltando não só o simbolismo, como a necessidade prática da ação. 

Leia também: Homem trans dá à luz em parto na água e fotos emocionam: ‘Poderoso e orgulhoso’

Rodrigo conseguiu o documento com apoio da Aliança Nacional LGBTI+

Ele mantém perfil com rotina da família no Instagram:

Direitos trans 

Rodrigo teve que enfrentar a burocracia para realizar o desejo. É que as Forças Armadas não precisam emitir a reservista para pessoas com mais de 30 anos, caso dele que tem 33, mas insistiu na ação para servir de inspiração.

– Elliot Page, estrela de ‘Juno’, revela ser homem trans em texto inspirador: ‘Coração cresce’

– 12 atores e atrizes que são militantes da causa LGBTQI+

Aos 18 anos, Rodrigo ainda não se declarava um homem transgênero e precisou solicitar o documento um pouco mais “tarde”

O influenciador digital era um dos que não sabiam da possibilidade de um homem trans emitir o certificado de dispensa militar. Rodrigo ouviu de um contato na Aliança Nacional LGBTI+ que pessoas trans não só podem, como têm o direito de solicitar os documentos. 

Rodrigo Bryan da Silva nasceu em Pombos, Pernambuco, mas vive atualmente em Montes Claros, Minas Gerais ao lado da esposa, Ellen Carine, e da filha, Izabella, que ele mesmo gestou. A família tem um perfil no Instagram, o @gestacaotrans, onde acumula mais de 120 mil seguidores, que recebem atualizações sobre a vida de um casal trans. 

Publicidade

Fotos: Reprodução/Instagram /Arquivo Pessoal


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.