Ciência

Humanos podem desenvolver sexto sentido em apenas dez semanas, segundo cientistas

Redação Hypeness - 10/06/2021 | Atualizada em - 14/06/2021

Um estudo realizado por cientistas britânicos mostrou que seres humanos podem desenvolver um sexto sentido em apenas 10 semanas. Mas não se trata de um sexto sentido como aquele do filme homônimo de Steven Spielberg, mas sim da capacidade de ecolocalização.

– Cachorros podem ver fantasmas? A ciência quer saber

A ecolocalização é uma técnica utilizada por morcegos, golfinhos e baleias. Basicamente, esses animais emitem sons e através da volta das ondas sonoras para seus ouvidos, conseguem identificar o ambiente ao seu redor. É basicamente um sonar natural.

Golfinhos usam localização por som para caçar e coordenar movimentos com outros golfinhos

Os cientistas britânicos comandados pela psicóloga Lore Thaler reuniram 26 pessoas para entender se nós temos a capacidade de desenvolver a ecolocalização. Foram chamadas 14 pessoas com visão total, 12 pessoas que ficaram cegas longo da vida e um grupo de controle com 11 pessoas que praticavam e treinava a ecolocalização há anos.

– Vida marinha está ameaçada com aumento de ruído nos oceanos; entenda

Após 10 semanas de treinamento com sons no escuro, a pesquisa demonstrou que todos os grupos chegaram a um nível satisfatório e bem sucedido na prática de ecolocalização e que os níveis de sensibilidade entre os recém-chegados e o grupo de controle era similar.

“O que nos fez explorar essa prática em primeiro lugar era a fascinação pela ecolocalização. Agora, conseguimos entender o potencial desse treinamento para pessoas cegas e podemos investigar o fenômeno em um nível neurológico mais profundo”, contou Thaler ao site Gizmodo.

– Cientistas conseguem registrar sons do ‘Unicórnio do Mar’ em gravações impressionam

O estudo corroborou um paper publicado no Japão no mês passado, que também pesquisou a ecolocalização e provou que seres humanos conseguem distinguir objetos parados de objetos que se movem através da resposta sonora deles no escuro.

Portanto, da próxima vez que você tentar chegar na sua geladeira de madrugada, não acenda a luz; tente emitir um som. Quem sabe, você salva seu dedinho de bater na

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.