Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Quantas pessoas LGBTQIA+ você já teve como chefe? Você já se perguntou isso? Enquanto estamos no meio do Mês do Orgulho LGBTQIA+, pouco se fala sobre a inserção desses grupos no mercado de trabalho. Mas tem muita gente trabalhando duro para fazer um mercado de trabalho mais diverso com a participação de diversas identidades de gênero e orientações sexuais nas empresas.
Selecionamos 7 projetos que podem te auxiliar e que você deveria apoiar, seguir, curtir e compartilhar nas redes. Todos têm como foco a inserção da população LGBTQIA+ no mercado de trabalho. Da formação até a consultoria para empresas, há projetos de todas as formas para você conhecer.
– LGBTQIA+: no mês do orgulho (e o ano todo) apoie ONGs que fazem a diferença
Inclusão de pessoas LGBTQIA+ no mercado de trabalho é caminho para mundo menos lgbtfóbico e mais diverso
Nesse texto, você perceberá que boa parte desses projetos está concentrado no T de LGBTQIA+. Isso porque as pessoas trans tem uma dificuldade muito maior de entrar no mercado de trabalho. O jogo já é dificultado por uma série de questões. Ser homem ou mulher, ser rico ou pobre, branco ou negro: tudo isso influi na hora de contratar. Mas a questão da transgeneridade parece ser ainda mais decisiva e devemos lutar pela inclusão de pessoas trans em todos os segmentos da sociedade.
– Argentina regulamenta cotas para pessoas trans no serviço público
A Camaleao.co é uma consultoria de recursos humanos com o foco de integrar empresas a candidatos LGBTQIA+. Fundada em 2017 por Maira Reis, a empresa conta com um catálogo de clientes como Natura e Ambev, além de contar com um banco de talentos com mais de 3400 pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans, queer e em todos os espectros da sexualidade e do gênero não-normativo.
Por quê junho é o mês do Orgulho LGBTQIA+? Entenda: Como a revolta de Stonewall, em 1969, empoderou o ativismo LGBT para sempre
“Apesar de startups aparentarem ser receptivas, ainda vemos muito preconceito [em relação à comunidade LGBT+] neste meio. É muito difícil romper com isso, pois vivemos em uma sociedade onde o poder está concentrado nas mãos de homens ricos, que receberam dinheiro de seus pais para começarem seus projetos”, contou a empreendedora ao Maira Reis.
https://www.instagram.com/p/CO_OTzXHyDZ/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading
O projeto Transpor tem como foco dar consultorias para profissionais trans ao redor de todo o país. Em parceria com o Transempregos (já falamos delus) e com a Associação Nacional de Transsexuais e Travestis (ANTRA), o Transpor tem como meta viabilizar o acesso às oportunidades profissionais do público transgênero em todo o território nacional, incentivando a diversidade ampla no mercado de trabalho.
Através de reuniões via Google Meet, o Transpor auxilia profissionais trans a fazer um currículo assertivo, a utilizar o Linkedin, dá dicas sobre entrevistas de emprego e compartilha seu banco de talentos com empresas parceiras.
O Transempregos é um projeto que busca viabilizar as candidaturas de pessoas trans no mercado de trabalho. Com milhares de currículos na sua base, a iniciativa afirma não desejar “vagas exclusivas” para trans, mas incluir trans e quebrar os preconceitos dos núcleos de Recursos Humanos das empresas.
– ‘Prosa’ discute inclusão de travestis e transexuais no mercado de trabalho
Inclusão de pessoas LGBTQIA+ é importante para mundo mais diverso
“Já temos sete anos e o sonho é em 15 anos acabar com a Transempregos. A gente quer falir esse projeto e nós só vamos ter sucesso quando a Transempregos não for mais necessária. Queremos crescer cada vez mais para poder acabar”, afirma Maitê Schneider, uma das co-fundadoras da Transempregos ao Prosa, podcast do Hypeness.
A Casa TransFormar oferece acolhimento a pessoas LGBTQIA+ na cidade de Fortaleza. O projeto começou como uma casa para acolher vítimas da marginalização causada pela LGBTQIA+fobia no Ceará, mas evoluiu para dar formação artística e profissional para os acolhidos.
– Diretora afirma que ‘Matrix’ é sobre pessoas trans e reforça pioneirismo do clássico de Hollywood
“Nós estamos conseguindo mudar as estatísticas. Eu quero que saiam daqui mais formadas, para faculdade, tendo seu emprego. Quero travesti sendo professora, médica, eu quero que a gente saia dessa bolha que a sociedade botou a gente dentro e fechou”, afirma ao Brasil de Fato Nik Hot, travesti funkeira que iniciou o projeto.
Ver essa foto no Instagram
A Mais Diversidade é uma consultoria estratégica que tem como fim ajudar empresas a criarem um ambiente com diversidade e inclusão dentro de seus empregados. A Mais Diversidade já trabalhou com empresas como o Hospital Albert Einstein, a agência África, Grupo Pão de Açúcar, Microsoft e Itaú.
A Mais Diversidade a inclusão de negros, LGBTQIA+, mulheres e pessoas com deficiência no mercado de trabalho, dando consultorias multidisciplinares para diversos setores da empresa, com uma visão global de diversidade.
O Capacitrans, do Rio de Janeiro, é um projeto fundado por mulheres trans e travestis para garantir inclusão profissional e promover o empreendedorismo para mulheres trans e travestis.
– Parada do Orgulho LGBTQIA+’ de NY bane presença da polícia até 2025
Com cursos de moda, gastronomia e empreendedorismo, dezenas de mulheres trans e travestis passaram pela formação do Capacitrans.
O educaTRANSforma é um projeto de educação para pessoas trans e formação em temas de tecnologia da informação. Somente em 2021, a iniciativa vai formar pelo menos 300 pessoas trans em programação e outras técnicas relacionadas à área de TI.
“Quanto mais cedo uma pessoa se identifica como uma pessoa trans, mais dificuldades ela terá de avançar na sua trajetória educacional, como a escola, que possui um alto índice de evasão de pessoas trans porque essas não se sentem acolhidas e parte deste ambiente”, afirma ao IG Noah Scheffel, articulador e fundador do EducaTransforma.
Esses são alguns do projetos que apoiam pessoas LGBTQIA+ e podem te ajudar a se reposicionar no mercado de trabalho. De LGBTQIA+ para LGBTQIA+, há uma rede de apoio incrível que pode ajudar o Brasil a superar a LGBTQIA+fobia.
Publicidade
Negras Potências é uma iniciativa de matchfunding que busca investir em projetos sociais liderados por mulheres...
A temporada da National Football League (NFL) acabou com uma vitória do Los Angeles Rams sobre os Cincinatti Bengals,...
Ao longo de sessenta anos de voos espaciais tripulados, apenas 15% dos viajantes espaciais foram mulheres, e nenhuma...
Entony Enrique Ferreira da Silva Felix é acusado de matar a namorada, Thaays Almeida Silva, também de 18 anos, na...
Nascido em 1914 em Erembodegem, Flandres Oriental, na Bélgica, Willem Maurits De Bruyn foi criado como uma menina por...
Nós crescemos lendo livros infantis com pouca ou nenhuma diversidade. Personagens negros e asiáticos eram raros nas...
O Brusque Futebol Clube, equipe de cidade homônima de Santa Catarina, foi protagonista de um caso de racismo durante...
Bernie Sanders confirmou candidatura à presidência dos Estados Unidos. O senador independente pelo estado de Vermont...
‘Minha História’, aguardada biografia de Michelle Obama vai ganhar versão brasileira em áudio. O formato terá...