Debate

Líder Indiano de seita deixa 94 filhos e 39 esposas em uma das maiores famílias do mundo

Vitor Paiva - 22/06/2021 | Atualizada em - 25/06/2021

Líder de uma seita religiosa cristã na Índia e creditado como pai de uma das maiores família do mundo, Ziona Chana faleceu recentemente aos 76 anos, conforme confirmado por autoridades do país. Na Seita Chana, chefiada por Ziona, a poligamia épermitida aos homens, e o líder deixou 39 esposas e 94 filhos como parte de uma família composta por 167 membros no total, vivendo todos em uma mesma e imensa casa no vilarejo de Baktawng Tlangnuam, no estado de Mizoram, no nordeste do país e na fronteira com Bangladesh.

Ziona Chana

Ziona Chana em sua casa ao nordeste da Índia em 2011

-Brasileiros confiam mais em líderes religiosos do que em cientistas

A seita foi fundada pelo pai de Chana em 1942, e conta hoje com mais de 2 mil membros – a maioria vivendo no mesmo vilarejo, onde a família de Chana e sua casa se tornaram uma espécie de atração turística. Com mais de 100 quartos em quatro vastos andares, na mansão batizada de “Chhuanthar Run” – A Casa da Nova Geração, em tradução livre – todas as esposas dormem um dormitório. Chanda se casou pela primeira vez em 1959 aos 17 anos, e se orgulhava de dizer que em um único ano se casou mais de dez vezes – consta que o líder religioso costumava manter sempre sete ou oito esposas ao seu redor, e tinha planos de seguir expandindo sua “família”.

Ziona Chana e sua família

O líder com sua família cerca de uma década atrás na varanda da casa

A seita Chana

Parta da família durante uma missa no local

-Garota de 13 anos se casa obrigada com homem de 48 em país que não admite divórcio

O governador do estado de Mizoram lamentou publicamente a morte do líder da seita religiosa, se despedindo “com o coração pesado”, conforme escreveu em redes sociais, ao chefe da família que se tornou atração turística no vilarejo. Segundo informações locais, a morte se deu por complicações ligadas à pressão alta e diabetes, vindo a falecer no último sábado em um hospital particular em um distrito próximo – a causa oficial da morte, no entanto, não foi confirmada.

Casa de Ziona Chana

A casa com mais de 100 cômodos tornou-se atração na região

-Os segredos da misteriosa ‘Ordem dos Estranhos Amigos’, que parece saída de um filme de Wes Anderson

A poligamia não é permitida por lei na Índia, mas o costume é permitido a algumas tribos na região nordeste da Índia através do chamado “direito consuetudinário”, quando leis se baseiam em costumes, para além da letra fria da lei. Apesar de afirmar seguir os princípios cristãos, a Igreja Presbiteriana, fé principal do estado local, rejeitou ao longo dos anos a prática de poligamia do grupo. Apesar da imensa população, a família de Chana não é a maior reconhecida do mundo: o bizarro título é dado aos Blackmore, família mórmon do Canadá, formada por 178 pessoas.

Ziona Chana

Chana entre algumas de suas esposas: a poligamia é ilegal no país, mas aceita na religião

Publicidade

© fotos: Getty Images


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é mestre e doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Publica artigos, ensaios e reportagens, é autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Idoso aceita nota falsa de R$ 420 e devolve R$ 320 de troco a golpista