Inspiração

Livros jogados no lixo viram biblioteca comunitária criada por garis

14 • 06 • 2021 às 11:06
Atualizada em 15 • 06 • 2021 às 18:36
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Um grupo de catadores de lixo de Ancara, capital da Turquia, transformou o destino de milhares de livros que foram jogados fora. Ao longo de sete meses, eles perceberam que estavam recolhendo uma grande quantidade de volumes descartados pela população. Em vez de darem um fim definitivo às obras, os garis decidiram criar uma biblioteca pública

Coletor de lixo cria biblioteca com mais de 200 livros jogados fora

Tudo começou com o jovem Serhat, 32 anos, contratado pela empresa de coleta. Aos poucos, sua iniciativa conquistou os colegas e o grupo conseguiu reunir livros para inaugurar uma biblioteca pequena. 

A princípio, a ideia era que o espaço fosse aberto apenas para os trabalhadores envolvidos na ação e seus familiares, mas a coleção cresceu tanto que logo se tornou impossível guardar tantas preciosidades para poucas pessoas. 

Transformando lixo em livros: Biblioteca com 1,2 mil livros é inaugurada em Jardim Gramacho

Os coletores então procuraram a prefeitura local que logo encontrou um espaço para ser ocupado pelos livros recolhidos do lixo. Eles passaram a ocupar estantes em uma antiga fábrica de tijolos, que estava fechada há mais de 20 anos, no bairro de Çsankaya.

A biblioteca já conta com mais de seis mil livros catalogados e divididos pos seções. A biblioteca ainda conta com uma sala de leitura, espaço para jogos e uma cafeteria. A cultura sempre vence!

A história da catadora de lixo que contou com o filho de 11 anos para aprender a ler e escrever

Publicidade

Fotos: Prefeitura de Ancara/Divulgação


Canais Especiais Hypeness