Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Em meio ao apocalipse ambiental e ecológico que a ação humana hoje impõe sobre o planeta, sua fauna e flora, uma boa notícia vem da Argentina – mais precisamente do Rio Bermejo, localizado no Parque Nacional El Impenetrável, na província de Chaco, na forma de uma simpática lontra gigante. O animal não era visto no país desde a década de 1980, e a aparição trouxe esperança e mesmo emoção à equipe de pesquisadores que trabalhava no rio quando a lontra apareceu.
O registro da incrível aparição recente © Sebastián Di Martino/Fundação Rewilding Argentina
-Após quase serem extintas, ariranhas reaparecem nos rios da Amazônia
Se a aparição da lontra gigante, de nome científico Pteronura brasiliensis, não acontecia há décadas em espaço argentino, especificamente no Rio Bermejo a presença do animal não era registrada há mais de um século. Segundo o cientista Sebastián Di Martino, diretor de conservação da Fundação Rewilding Argentina, a sensação de incredulidade diante da visão do animal rapidamente se tornou em felicidade. “Eu não sabia se deveria tentar segui-la ou correr de volta para nossa estação para contar aos outros [membros da equipe]”, comentou, em reportagem do jornal The Guardian.
Os quatro exemplares do animal ainda presentes no país © Fundação Rewilding Argentina
-Rinocerontes-brancos do norte lutam contra extinção com 2 últimas fêmeas do mundo
Ameaçada de extinção, a espécie é cada vez mais rara em toda a região, e provavelmente chegou ao parque vinda do Pantanal paraguaio, onde se localiza a população de lontras gigantes mais próxima notada pelos pesquisadores – a cerca de mil quilômetros de distância do Rio Bermejo. Há ainda populações do animal em pontos do Rio Amazonas e alguns de seus afluentes e outros corpos fluviais do continente, assim como no Pantanal brasileiro. A aparição na Argentina foi anunciada no dia 18 de maio, e o animal foi batizado de “Teuco”, ainda sem seu sexo definido.
Coco e Alondra, duas lontras gigantes vivendo no Iberá Park antes de serem devolvidas à natureza © Matías Rebak//Fundação Rewilding Argentina
-Tartaruga gigante que estava ‘extinta’ há 110 anos é reencontrada em Galápagos
A notícia é determinante para o compromisso dos grupos de conservação que procuram salvar a lontra gigante nos rios argentinos: o encontro levou as autoridades da região a assumirem compromisso público de impedir a caça e ameaças à espécie. Teuco é a quarta Lontra gigante comprovadamente vivendo em solo argentino – as outras três, Alondra, Coco e Nanay, se encontram momentaneamente sob cuidados veterinários em parques, para serem reintroduzidas à natureza em breve.
Rio Bermejo, no Parque Nacional El Impenetrável, na província de Chaco © Wikimedia Commons
-Cobra arco-íris é vista na natureza após meio século
A espécie pode alcançar 2 metros de comprimento e cerca de 34 quilos, e pesquisadores especulam a hipótese de existirem outras comunidades da espécie ainda não descobertas no país – Teuco, porém, foi encontrado sozinho, e provavelmente não pertence a um grupo. De acordo com Di Martino, a reintrodução do animal à natureza é fundamental para a regulação do equilíbrio de ecossistemas, como a população de peixes, já que o animal é um predador em seu contexto aquático.
Publicidade
Você sabe o que é Lua Azul? Este é o nome dado a segunda Lua Cheia que acontece em um mesmo mês. Em 2018 o...
De quando em quando surgem novas dietas prometendo verdadeiros milagres através de mudanças em nossa alimentação. A...
Uma pedra de 9 quilos e possivelmente mais de 4 bilhões de anos encontrada em 1971 pode ser a mais antiga rocha...
Quem diria que em 2021 ainda estaríamos discutindo sobre o verdadeiro formato da Terra? Milhares de anos e...
Estudo realizado por mais de 11 mil cientistas traz novo alerta a respeito das mudanças climáticas que estão...
Os avanços tecnológicos dos últimos anos têm feito diminuir as distâncias entre ficção e realidade. E o...
É comum ter a impressão de que só estamos vendo “a ponta do iceberg” de alguma história. Tal expressão não é...
Uma parceria entre pesquisadores brasileiros e americanos mediu o volume do canto de uma ave que tem cerca de 30 cm e...
Seja conhecida como pique, pique-esconde, esconde-esconde ou algum outro nome regional, o fato é que essa é uma...