Tecnologia

Luva biônica criada por brasileiro transforma vida de mulher que sofreu AVC

Redação Hypeness - 02/06/2021 | Atualizada em - 07/06/2021

Sentir dor é terrível e este é um dos principais sintomas de pacientes que sofreram AVC, acometendo de 11% a 55% das pessoas nestes casos. A senhora Jaldir Matos, de Vitória da Conquista, na Bahia, passou por isso, mas agora conta com luvas biônicas para amenizar suas dores no braço e melhorar a mobilidade da mão esquerda.

Criadas pelo designer industrial automotivo Ubiratan Bizarro, o equipamento ficou conhecido em todo o Brasil quando Bira deu um par de presente para o maestro João Carlos Martins voltar a tocar piano, após uma cirurgia que tirou os movimentos das mãos dele.

“Ele se despedia de suas mãos e do piano, pois faria uma operação [nas mãos] e nunca mais tocaria novamente. Sendo designer Industrial de produtos inclusivos, pensei: ‘isso não é possível. Quem se despede de suas mãos na vida? Será que não dá pra criar algo prático, viável, para ajudá-lo a voltar a tocar?’”, conta ao Só Vaquinha Boa.

As luvas podem transformar a vida de pessoas que têm limitação motora nas mãos, mas infelizmente o custo de produção é bastante elevado, o que faz subir bastante o preço de venda do produto. Atualmente, Ubiratan consegue produzir uma luva por dia.

Seu plano é transformar um escritório de design de produtos, que tem há 28 anos, em uma oficina de design inclusivo. A ideia é ajudar pessoas com doações para quem está em situação de vulnerabilidade e vender parte da produção pela metade do preço para que mais pessoas tenham acesso.

Com o projeto de financiamento coletivo, ele pretende ampliar sua oficina inclusiva, que fica em Sumaré, no interior de São Paulo, além de produzir as Luvas Biônicas LEB de forma muito mais facilitada.

A outra parte do valor será destinada para a produção de 20 luvas, que serão doadas para pessoas carentes. Além dessas, Bira deve mais 50 luvas que serão vendidas pela metade do preço: aproximadamente R$ 375.

Publicidade

Fotos: Arquivo pessoal e Frame Só Notícia Boa


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.