Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Preso em 1996 como um dos mais temidos e sanguinários assassinos da história da chamada “Cosa Nostra”, como é conhecida a máfia do país, o o italiano Giovanni Brusca foi condenado à prisão perpétua por seus mais de 150 assassinatos admitidos. A decisão de colaborar como informante com a polícia, porém, a partir do ano 2000, levou a justiça italiana a reduzir a pena de Brusca – que agora, após 25 anos de prisão e aos 64 anos, acaba de ser solto para se tornar um homem livre, em decisão que vem provocando horror e preocupação entre os tantos que tiveram amigos e familiares mortos pelo criminoso.
Brusca sendo preso em 1996 pela polícia italiana © Wikimedia Commons
-Surge a primeira imagem de Tom Hardy como o mafioso Al Capone
Brusca trabalhava para Totò Riina, um dos mais célebres e cruéis chefes da máfia italiana que morreu na prisão em 2017. Entre os muitos crimes cometidos por Brusca, dois se destacam pela gravidade e os requintes de crueldade: a explosão da bomba que matou o juiz Giovanni Falcone, que dedicou sua vida a prender a máfia do país, em 1992 – e que também tirou a vida da esposa e de três seguranças do magistrado – e mais ainda o assassinato do jovem Giuseppe Di Matteo, de apenas 11 anos.
O impacto da bomba que tirou a vida do juiz Giovanni Falcone, sua esposa e três seguranças em 1992 © Wikimedia Commons
-Flechado em sua sauna, morte do ‘rei da linguiça’ intriga polícia russa
Filho de um mafioso que decidiu entregar outros criminosos, Di Matteo foi sequestrado em 1993, e mantido em cativeiro por dois anos, para ao fim ser estrangulado e morto – o corpo do jovem foi dissolvido em ácido, naquilo que a polícia do país chamou de “um dos mais hediondos crimes da história da Cosa Nostra”. Quando se tornou informante da polícia, o próprio Brusca se definiu como “um animal”, admitindo ter assassinado mais de 150 pessoas. “Eu nem lembro todos os nomes. Trabalhei minha vida toda para a Cosa Nostra”, disse.
A cooperação de Brusca com a justiça levou à prisão de muitos outros homens da Cosa Nostra © Getty Images
-Fotografias históricas do casal de criminosos Bonnie e Clyde são expostas pela primeira vez
Políticos e vítimas da máfia declaram repúdio total à decisão da justiça de reduzir a pena de Brusca ao ponto de oferecer sua liberdade, lembrando que, não bastasse a gravidade dos crimes, o assassino não demonstrou repensado ou se arrependido das atrocidades que cometeu. “O estado está contra nós – depois de 29 anos ainda não sabemos a verdade sobre o massacre e Giovanni Brusca, o jhomem que destruiu minha família, está livre”, afirmou Tina Montinaro, esposa de um dos seguranças mortos no ataque à bomba, ao jornal La Repubblica.
Brusca admitiu mais de 150 assassinatos quando se tornou colaborador da polícia © Getty Images
-Sobrinho de Pablo Escobar encontra R$ 100 milhões em antigo apartamento do tio
Tanto políticos de esquerda quanto de direita declararam repúdio à libertação de Brusca, que era apelidado dentro da máfia de “O Suíno” e “O matador”, em tradução livre. Segundo consta, as revelações oferecidas pelo criminoso levaram à prisão de diversos assassinos e chefões da Cosa Nostra, mas especialistas no caso afirmam que as revelações de Brusca são totalmente parciais. “Eu nunca o perdoarei, e não acredito que ele tenha dito toda a verdade”, comentou Luciano Traina, policial responsável pela prisão do assassino, e também irmão de outro policial assassinado pelo criminoso.
Publicidade
Antes da pandemia, os aplicativos de namoro online já estavam em uma crescente. Mas bastou a pandemia começar - e com...
Hoje em dia, os vídeo-games representam boa parte do entretenimento consumindo pelas crianças. Mas houve um momento...
Jacqueline Vadurro é a dona de uma loja de antiguidades na cidade de San Diego, California. E depois de fazer um teste...
A dentista russa Yulia Agranovych estava navegando pelo Instagram numa manhã normal quando se deparou com uma foto...
Uma polêmica começou nessa segunda-feira após um influenciador digital do Twitter ter afirmado que as horas perdidas...
O nome de Rei Lida rodou os quatro cantos do mundo. A determinação e superação da corredora causou espanto. A jovem...
Pais de alunos do 7º ano da Escola Móbile, um colégio privado de classe média alta em São Paulo, estão tentando...
Uma adolescente de 13 anos de idade, identificada como Maria Rita, ficou afogada após ter seus cabelos sugados por um...
A cantora Ana Cañas, que faz parte da nova e boa geração de música brasileira, acabou de lançar sua mais nova...