Inspiração

Manada de elefantes selvagens tira soneca aconchegante após uma longa jornada

Vitor Paiva - 25/06/2021

Depois de um dia cansativo ou de uma árdua tarefa realizada, todos merecem um bom momento de descanso e cochilo – inclusive os elefantes. Foi isso que se registrou na região da fronteira da China com Myanmar, onde um drone filmou o momento em que uma manada de elefantes, após uma longa e exaustiva jornada atravessada, decidiu parar em um clarão em uma floresta ao sudeste do país para uma soneca coletiva – um merecido momento de cochilo.

Manada de elefantes descansando

O grupo parou pela primeira vez para o descanso de todos os membros durante a viagem

-Elefante viaja quase 3 mil km em plena pandemia e encerra 50 anos de confinamento em santuário

O registro aconteceu no início do mês de junho, próximo à província de Iunã, e a parada para o descanso foi justificada pelo monitoramento que acompanhou a viagem: o grupo havia percorrido mais de 500 km em sua jornada – cruzando florestas, fazendas, vilarejos e centros urbanos. Os motivos para tal migração ainda são incertos, mas segundo Evan Sun, gerente do grupo internacional de proteção animal World Animal Protection, os motivos prováveis são falta de alimentos, perda de habitat e aumento na população do paquiderme na região.

-Do tamanho da Irlanda: China cria uma nova floresta com 6,6 milhões de hectares

O momento de descanso se deu em uma floresta na Cidade de Kunming, capital da província chinesa de Iunã, e durante todo o monitoramento da jornada, esse foi o primeiro momento em que a maior parte da manada parou para dormir juntos – incluindo os filhotes do grupo. Antes desse momento, o procedimento do coletivo costumava ser de segurança: enquanto uma parte dos animais dormia, outra se mantinha desperto e em vigília. Para não atrapalhar o cochilo, o drone que realizava o monitoramento passou a voar mais alto para não oferecer barulho ou chamar atenção do grupo.

Manada de elefantes descansando

Os paquidermes viajaram mais de 500 km antes do cochilo

-Tigre-siberiano ataca fazendeiro e amassa carro em vilarejo na China

A manada partiu da floresta de Xishuangbanna, onde viviam originalmente, rumo ao norte do país, e a filmagem representa mais do que somente um registro simpático da vida animal. “Essa também é uma grande oportunidade de educar o público sobre os desafios que os animais selvagens enfrentam por suas sobrevivências e a necessidade de uma melhor proteção do governo, da indústria e ao nível social”, escreveu Sun. “Esses animais pertencem à natureza selvagem, e nós precisamos manter uma distância segura deles, o que é bom para nós e para os animais”.

Manada de elefantes viajando

A jornada também passou por centros urbanos

Publicidade

© fotos: reprodução/YouTube


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é mestre e doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Publica artigos, ensaios e reportagens, é autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Argentina reconhece cuidado materno como trabalho e passa a contar tempo para apostentadoria