Criatividade

‘Mapa da Internet’ imagina os sites mais populares do mundo como se fossem países

Vitor Paiva - 11/06/2021 | Atualizada em - 15/06/2021

Alguns sites hoje possuem tanto poder e influência que é como se fossem verdadeiros países – e foi dessa premissa que o designer eslovaco Martin Vargic partiu para criar seu Map of the Internet, que emula antigos mapas históricos e imagina que os maiores e mais populares endereços da rede, como Google, YouTube e Wikipedia, são verdadeiras nações. O mapa se refere aos acessos de 2020 e 2021, mas Vargic levou diversos outros fatores em consideração para montar seu imenso “mapa da internet”, como o nome sugere em tradução livre.

O mapa do mundo da internet em seus milhares de sites criado por Martin Vargic

O mapa do mundo da internet em seus milhares de sites criado por Martin Vargic

-Mapas em cores apontam as mais antigas empresas em atividade do mundo

Com milhares de sites registrados como países ou cidades, o mapa agrupa os endereços por categorias e similaridades: as regiões e continentes reúnem, por exemplo, sites de notícias em um canto, redes sociais em outro, assim como e-commerce, o chamado entretenimento adulto, empresas de software e mais. Ferramentas de busca, fundadores dos sites, CEO das empresas, até a Dark Web está representada no mapa – que registra em detalhes a dimensão da internet, ainda que tais milhares representem uma gota no oceano de informação e sites que a rede hoje representa.

O "centro" do mundo com os navegadores e provedores no mapa de Vargic

O “centro” do mundo com os navegadores e provedores

-Mapa mais antigo da Europa teria 4 mil anos e foi encontrado na França

No centro do mapa estão os provedores e navegadores, reconhecidos como espécie de espinha dorsal da internet; sites científicos e de universidades também têm seu próprio continente – a Dark Web fica ao extremo sul, numa espécie de Antártida obscura da rede. A “região”dos sites de notícia é naturalmente uma das mais diversas e divididas, já que cada país possui um jornal popular: não por acaso, estão lá, com grande e visível destaque, os “países” do Globo e da Folha.

Os "países" formados pelos sites de notícias

Os “países” formados pelos sites de notícias

O Globo e a Folha no canto inferior direito do mapa

O Globo e a Folha no canto inferior direito do mapa

-Atlas reúne mapas de grandes obra da literatura, com ‘Senhor dos Anéis’ e ‘On The Road’

Martin Vargic é um jovem designer eslovaco que já realizou versões anteriores, não tão completas e complexas, de tal mapeamento – os mapas de 2014 e 2015 reuniam cerca de 200 sites, enquanto a versão atualizada de 2021 supera a casa dos 3.000 sites anotados. O trabalho monumental de Vargic oferece uma ínfima porém considerável dimensão da expansão da internet hoje, tornando a simbologia do trabalho do mapa cada vez mais próxima da realidade – e pode ser visto em alta resolução aqui.

O mapa de Vargic reúne mais de 3 mil sites até 2021

O mapa de Vargic reúne mais de 3 mil sites até 2021

Publicidade

© artes: Martin Vargic


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutor em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Animais de crochê contra a taxidermia