Ciência

Maquiagem pode ter químicos ligados ao câncer, aponta estudo

Redação Hypeness - 16/06/2021

Um estudo inédito detectou a presença de altos níveis de substâncias tóxicas em 52% dos 231 produtos de maquiagem comprados nos Estados Unidos e Canadá . Os detalhes estão no “No PFAS in Cosmetics Act” (ou “ato contra PFAS em cosméticos”), apresentado na Câmara e no Senado dos EUA na última terça-feira (15). 

A senadora republicana Susan Collins, do Maine, o senador democrata Richard Blumenthal, de Connecticut, e a deputada democrata Debbie Dingell, de Michigan, foram os responsáveis por levarem os resultados da pesquisa para o Senado americano.

“PFAs são produtos químicos feitos por seres humanos e que podem se acumular nos corpos com a passagem do tempo. Eles estão relacionados ao câncer, problemas na tireóide, no fígado, infertilidade e desequilíbrio hormonal”, diz em nota a senadora Susan Collins.

– Nem com kit de maquiagem com seu nome blogueira escapa de racismo estrutural: ‘Sou preta demais’

Produtos químicos associados ao câncer estão presentes nas maquiagens testadas

A pesquisa publicada na revista Environmental Science & Technology Letters aponta que os níveis mais altos de substâncias tóxicas estavam presentes em bases (63%), rímel à prova d’água (82%) e batom de longa duração (62%).

O estudo descobriu ainda que cerca de 88% das maquiagens testadas não divulgavam essas informações em seus rótulos, embora a transparência seja uma exigência do Food and Drug Administration, agência reguladora responsável pelo controle de qualidade dos produtos consumidos nos Estados Unidos.

– Empresas onde maquiagem é obrigatória devem custear produtos e acompanhamento dermatológico

Falta transparência para as marcas testadas

“O PFAS mais comum é o politetrafluoretileno, o ingrediente mais conhecido como Teflon, ou revestimento de panelas. Mas, ao todo, identificamos 13 produtos químicos PFAS diferentes em mais de 600 produtos de 80 marcas”, disse David Andrews, cientista sênior na pesquisa como parte do Grupo de Trabalho Ambiental (EWG). 

O Personal Care, associação comercial de beleza dos Estados Unidos, disse, em resposta à ao estudo publicado na revista Environmental Science & Technology Letters, que aguarda “uma revisão científica interna” antes de comentar. 

A associação comercial possui 600 membros, representantes de “mais de 90% da indústria da beleza dos EUA”, de acordo com sua descrição oficial no website. 

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Variante Delta da covid-19 é tão contagiosa quanto catapora, diz relatório interno dos EUA