Ciência

Marte registra nuvens brilhantes flutuando; dias nublados são raros no planeta vermelho

Vitor Paiva - 02/06/2021

Imagens registradas pela sonda Curiosity na atmosfera de Marte vem intrigando os cientistas a respeito da formação de nuvens na atmosfera do planeta vermelho – tanto sobre a altura, quanto a composição e a época do ano de tais formações. As nuvens foram primeiro descobertas em 2019 – período equivalente a um ano marciano atrás – e como a posição no planeta vermelho e a época do ano eram inusitadas de acordo com os dados conhecidos sobre a formação de nuvens em Marte, em 2021 a NASA decidiu monitorar tal processo – e as imagens agora registradas mostram novidades aos cientistas.

Nuvens em marte

As imagens inusitadas vêm levando a novos entendimentos sobre as formações em Marte 

-Nasa publica fotos de dunas em Marte com água congelada

As nuvens normalmente se formam na região equatorial do planeta no período mais frio do ano, e os dias nublados são incomuns por conta da atmosfera seca e fina de Marte – as primeiras imagens enviadas pela sonda mostram nuvens muito mais altas no planeta do que o comum. A altitude maior sugere que as nuvens podem ser formadas por dióxido de carbono congelado. As imagens em preto e branco revelam informações sobre a estrutura das formações, mas as imagens coloridas revelam que as nuvens brilham.

GIF de nuvens em marte

A altura das nuvens é maior do que se sabia até então sobre a atmosfera no planeta

-Podemos em breve viver num planeta sem nuvens. E aí estaremos literalmente fritos

Captando a luz do sol, portanto, os cristais de gelo das formações brilham no céu marciano após o pôr do sol. Dentre as formações brilhantes, aquelas chamadas de “madrepérola” são das mais impressionantes – como nuvens verdadeiramente iridescentes e coloridas.

As nuvens "madrepérola" marcianas

As nuvens “madrepérola” marcianas

Segundo Mark Lemmon, cientista atmosférico do Instituto de Ciência Espacial em Boulder, no Colorado (EUA), e ligado ao laboratório Jet Propulsion, da NASA, as nuvens poderiam ser vistas a olho nu, ainda que desbotadas, por alguém que estivesse ao lado da sonda, em solo marciano.

GIF de nuvens em marte

As imagens em PB revelam sobre a estrutura das nuvens

Nuvens em Marte

As imagens foram capturadas pela sonda Curiosity

-O incrível fenômeno que faz com que nuvens ganhem formas inusitadas – e sejam um perigo para aviões

“Se você vir uma nuvem com um conjunto de cores pastel cintilantes, é porque suas partículas são quase idênticas em tamanho. Isso geralmente acontece logo depois que as nuvens se formaram e todas cresceram na mesma taxa”, afirmou Lemmon, em comunicado. “Sempre fico maravilhado com as cores que aparecem: vermelho, verde, azul e roxo. É muito legal ver algo brilhando com muitas cores em Marte”, concluiu o cientista.

Sonda Curiosity em Marte

“Selfie” tirada pelo robô em Marte

Publicidade

© fotos: NASA/JPL-Caltech/MSSS


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutor em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
USP tem quase 300 vagas para curso gratuito de introdução à programação