Debate

Médica antes cotada ao Ministério da Saúde se atrapalha em resposta na CPI sobre vírus e protozoário

Redação Hypeness - 01/06/2021

“Qual a diferença entre um protozoário e um vírus?”. A médica oncologista e imunologista Nise Yamaguchi foi convocada à CPI da Covid-19 no Senado nesta terça-feira (1º) para responder esta pergunta, mas não entregou o que era esperado. Ao invés disso, ela apresentou uma série de falácias já vistas em fake news que rodam os grupos de WhatsApp no Brasil e até mesmo respostas sem fundamento algum. 

Cotada para assumir o Ministério da Saúde, ela se tornou famosa por defender o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina no tratamento precoce de pacientes com Covid-19. Não foi diferente em sua participação na CPI: Yamaguchi voltou a usar dados falsos para defender o uso de medicamentos sem eficácia comprovada contra a infecção pelo coronavírus. 

– Drauzio Varella critica médicos que defendem cloroquina: ‘Não consigo entender como apoiam negacionismo’

– ‘Pênis na Fiocruz’: número 2 da saúde vira piada em CPI sobre descontrole da pandemia

A médica imunologista Nise Yamaguchi é forte defensora do “tratamento precoce” para Covid-19

O membro da CPI, médico e senador, Otto Alencar (PSD-BA), mostrou indignação com as falas de Yamaguchi durante a sessão: “A senhora não é infectologista, se transformou de uma hora pra outra”, disse ele, afirmando que o plenário do colegiado está “cansado de médico de audiovisual”.

– Covid: deputados riem após primeiro-ministro citar crença do Brasil em cloroquina

Yamaguchi, contudo, acabou cumprindo sua missão: a médica foi convocada pelo colegiado justamente por ser defensora do uso da cloroquina no tratamento da Covid-19, a fim de justificar as escolhas do presidente Jair Bolsonaro com relação a pandemia do coronavírus no Brasil, entre elas: a tentativa de mudar bula da cloroquina e a rejeição de 11 ofertas de vacina para o país

Publicidade

Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado / Fotos Públicas


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Alexandre Garcia faturou R$ 70 mil com notícias falsas, diz estudo