Ciência

México chama atenção do mundo por cratera gigante que não para de crescer

Vitor Paiva - 10/06/2021

Uma imensa cratera em uma região agrícola do México vem aumentando metros por dia e assustando a população local. Registrada pela primeira vez em 29 de maio em Santa Maria Zacatepec, no estado de Puebla, a abertura inicialmente media 5 metros, mas no momento de publicação dessa matéria já alcançava 100 metros de diâmetro e 20 metros de profundidade, enquanto especialistas ainda não possuem uma explicação para o misterioso fenômeno, que já atingiu a casa de uma família no local.

Cratera no México

A cratera aumenta em metros diariamente no México

-Crateras gigantes surgem na Rússia e assustam cientistas: ‘Não estou pronto para divulgar’

Uma falha geológica e possíveis variações no teor de água do solo até aqui são as explicações apontadas por especialistas em estudos no local – que segue devidamente isolado, a fim de evitar a aproximação de curiosos que constantemente observam a cratera. Um aspecto percebido sugere que o buraco pode ter a ver com a saturação de água do solo: no meio da madrugada, entre 3 e 4 horas da manhã, toda a água presente na abertura desaparece.

Cratera no México

Curiosos observam a cratera: desde então ela já quase dobrou de tamanho

-A cidade alemã que foi erguida em uma cratera sobre milhares de toneladas de diamante

Segundo a família Sanchez, cujo a casa já foi atingida pelo fenômeno, o surgimento da cratera foi acompanhado de um som alto como de um relâmpago, e os pedaços de terra são “engolidos” pela cratera a olhos vistos – a água no interior da fenda é tanta que, segundo moradores da região, já forma ondas. A presença de curiosos ao redor do ponto é tamanha que o “sucesso” da cratera trouxe vendedores de alimentos e bebidas ao local.

Cratera no México

A casa da família Sánchez foi condenada, e os moradores removidos

-Essa pequena praia circular escondida no México parece saída de um sonho

A família Sanchez já teve de ser removida, enquanto diversas outras casas foram isoladas e evacuadas pela segurança dos moradores. Pesquisadores do Instituto Politécnico Nacional vêm trabalhando em parceria com o Ministério do Meio Ambiente mexicano para determinar a causa do fenômeno – os estudos lembram que a erosão das rochas nas camadas inferiores e subterrâneas formando poços e fendas são relativamente comuns em áreas de calcário. “[O buraco] vai crescer até que a natureza decida, quando a água deixar de fazer pressão. O importante agora é a segurança pública”, afirmou Miguel Barbosa, governador do estado de Puebla.

Cratera no México

Ainda não há uma explicação efetiva para o fenômeno

Publicidade

© fotos: AFP via Getty Images


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutor em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Nuvens de água e temperatura similar com da Terra, detalhes de novo planeta descoberto