Design

Museu das Torradeiras reúne modelos de todas as décadas e é pura nostalgia

Vitor Paiva - 28/06/2021

Uma simples torradeira pode se tornar uma verdadeira máquina do tempo, e o aparelho que hoje é de última geração amanhã ser peça de museu: uma geladeira, um forno de micro-ondas, uma máquina de lavar são também símbolos do design, do estilo e da tecnologia de sua época. Tal máxima vale para qualquer eletrodoméstico, incluindo algo tão supostamente banal quanto uma torradeira, e é isso que revela a coleção que o designer alemão Jens Veerbeck vem mantendo há décadas – com dezenas de torradeiras vintage, que remontam ao início do século passado.

O acervo do Toaster Museum

O acervo do Toaster Museum é um verdadeiro mostruário da história do design

-Este casal de idosos comprou seus eletrodomésticos há 60 anos e eles ainda funcionam

Assim nasceu o Toaster Museum, um museu online que funciona como um vasto catálogo de torradeiras, desde 1900 e especial ênfase nos aparelhos dos anos 20 e anos 30, separada por fabricantes, épocas e países. A primeira versão do catálogo foi posta online em 1996, e de lá pra cá a coleção se ampliou – e a exposição virtual ganhou maiores detalhes e informações sobre as torradeiras, oriundas dos quatro cantos do mundo.

O acervo do Toaster Museum

As peças remontam ao início do século passado

-Bahia ganha museu dedicado às cadeiras do Brasil

O museu reúne não somente a própria coleção pessoal de Veerbeck, mas também fotografias e informações de outras coleções, que ajudam a ampliar o mostruário do Toaster Museum – contando a história do design, da fabricação, dos estilos, funções e até mesmo materiais dos eletrodomésticos ao longo das décadas, como uma forma especialmente interessante e charmosa de se registrar uma determinada época e, assim, a passagem do tempo.

O acervo do Toaster Museum

Os desenhos, materiais e técnicas variam o ato de torrar um pão ao longo das décadas

O acervo do Toaster Museum

Os estilos variam do clássico ao moderno entre as torradeiras do museu

-O Adidas de porcelana pintado à mão que virou peça de museu

Se a maioria das torradeiras é feita de metal, algumas raridades se destacam – como as diversas peças fabricadas em porcelana, com direito a belas pinturas ornando os aparelhos. Um dos destaques da coleção são as torradeiras mais caras, com algumas tendo sido vendidas a preços exorbitantes de mais de 2.700 dólares – preço pelo qual uma torradeira de porcelana com pintura floral foi vendida no eBay. A torradeira florida mostrada abaixo é a mais cara da seleção, superando o valor de 6 mil dólares em venda.

O acervo do Toaster Museum

Uma das peças vendidas mais caras, por mais de 6 mil dólares

-Designer mostra evolução dos banheiros de 100 em 100 anos partindo de 1520

“O design de cada torradeira é como uma pequena janela para a tendência do design da década ou do país correspondente”, diz o texto com que Veerbeck apresenta a coleção. “A variedade de estilos é incrível: há peças Art Deco e Art Noveau, construções inacabadas ou loucas, desenhos simples dos anos 50 e peças de porcelana combinando padrões florais das louças contemporâneas de então”. Ao visitar o Toaster Museum aqui, vale não só se divertir com os modelos, mas também olhar ao redor – para imaginar qual eletrodoméstico de hoje merecerá um museu amanhã.

O acervo do Toaster Museum

Exemplo de torradeira construída em porcelana

 

Publicidade

© fotos: reprodução/The Toaster Museum


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é mestre e doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Publica artigos, ensaios e reportagens, é autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Designer mostra evolução dos banheiros de 100 em 100 anos partindo de 1520