Viagem

Visão 360 imersiva de Marte divulgada pela NASA vai te teletransportar na hora

Vitor Paiva - 18/06/2021 | Atualizada em - 22/06/2021

Que tal um passeio em 360º com direito a áudio e vídeo por Marte? Pois se é isso que a NASA e a Agência Espacial Chinesa vêm fazendo recentemente com seus robôs pelo solo do planeta vermelho, agora por dois minutos se tornou possível para qualquer um dar uma volta virtual marciana – e ver o que o robô Perseverance, da agência estadunidense, viu em Marte entre os dias 15 e 26 de abril.

Selfie tirada pelo robô Perseverance em Marte com o helicóptero ao fundo

Selfie tirada pelo robô Perseverance em Marte com o helicóptero Ingenuity ao fundo

-NASA transforma CO2 de Marte em oxigênio para viagens futuras

O vídeo em 360º permite que o espectador espie o planeta para todos os lados, com direito ao áudio gravado recentemente no planeta incluído no “passeio”. As imagens foram captadas na região intitulada Vaz Zyl Overlook, local onde o Perseverance permaneceu enquanto o helicóptero Ingenuity relizava voos em Marte – o registro utilizou o sistema intitulado Mastcam-Z, com 19 câmeras acopladas ao robô, na maior quantidade já enviada em um veículo em uma missão espacial.

-Nasa dá detalhes de suposto arco-íris fotografado em Marte

São 992 imagens reunidas pela NASA para formar o vídeo, em um total de 2,4 bilhões de pixels por 2 minutos reunidos no vídeo. A imagem do robô presente no vídeo foi registrada antes, em 20 de março, e incluída na montagem a fim de oferece escala e proporção geral. As imagens do céu foram completadas digitalmente, baseadas nos registros efetivamente realizados no planeta durante a captação da panorâmica. Além do vídeo, uma imagem também interativa oferece passeio pelo horizonte árido e vermelho do planeta.

Pedras em marte

Os detalhes do passeio são totais – mostrando até mesmo pedregulhos no solo marciano

-Como a SpaceX pretende levar humanos a Marte em 6 anos

A missão Mars 2020 decolou em 30 julho de 2020, e pousou em Marte no dia 18 de fevereiro de 2021 com o robô Perseverance e o helicóptero Ingenuity a fim de realizar os melhores e mais completos registros do planeta vizinho, coletar sedimentos do solo marciano e buscar indícios de vida. O áudio foi gravado em 30 de abril de 2021, e se tornou o primeiro na história a registrar o barulho de outra nave em outro planeta – justamente o helicóptero trabalhando.

Perseverance em Marte

A imagem da Perseverance foi incluída para oferecer perspectiva de tamanho na imagem

Publicidade

© fotos: NASA/reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é mestre e doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Publica artigos, ensaios e reportagens, é autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
O surreal teleférico-ofurô oferecido por um hotel no Japão nos anos 1980